Saiba Mais

Governo deve realizar novos leilões de linhas de transmissão em 2023

Paraíba – O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), declarou, nesta quarta-feira (22/3), que o governo federal pretende realizar novos leilões de linhas de transmissão para ampliar a geração de energia renovável no país. Atualmente, a principal matriz energética do país é oriunda das hidrelétricas, seguida pelas termelétricas e parques eólicos.

“Vamos fazer mais de R$ 50 bilhões em leilões este ano, de linhas de transmissão a fim de escoar toda essa produção [de energia renovável] e continuar crescendo as energias limpas e renováveis no Brasil, para poder buscar tanto a segurança energética quanto a amortização tarifária”, declarou o ministro de Minas e Energia.

Alexandre Silveira participou da inauguração do complexo energético da empresa Neoenergia na Paraíba. O projeto conta com a geração de energia renovável proveniente de 136 aerogeradores e 28 mil painéis solares.

Durante o evento, o ministro destacou a importância do Nordeste para a transição energética e a geração de energia renovável.

“Nós vivemos um momento onde nós estamos integrando as políticas para fazer a verdadeira transição energética e nós sabemos das potencialidades do Nordeste, principalmente na eólica e solar”, destacou Silveira.

Complexo de energia associada

Com o início das atividades ainda em 2021, o complexo de energia associado conta com a geração por meio de 136 aerogeradores e 228 mil painéis solares instalados nos municípios de Santa Luiza, Areia de Baraúnas, São José de Sabugi e São Mamede.

Os parques de produção renovável estão instalados em áreas arrematadas pela empresa de produtores rurais. Para utilizar a terra, a Neoenergia paga cerca de 1 a 2% da produção de energia com base na delimitação do território.

 

Fonte: Metrópoles

Leia a notícia original em https://www.metropoles.com/brasil/governo-deve-realizar-novos-leiloes-de-linhas-de-transmissao-em-2023

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery