Saiba Mais

Secretário-geral da ONU diz que as mudanças climáticas estão fora de controle

O Secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, alertou que as mudanças climáticas estão fora de controle. Ele disse que, se continuarmos adiando medidas cruciais pra proteger o meio ambiente, o planeta vai chegar a um ponto catastrófico.

A declaração foi dada justamente na semana em que o planeta bateu vários recordes de calor. Nesta quinta-feira(6), foi o dia mais quente já registrado na terra. A temperatura média global bateu 17,23°C.

O último recorde havia sido na segunda(3) e terça-feira(4) desta semana. Ou seja, foram três recordes de altas temperaturas nesta semana. Isto quer dizer que nunca antes o planeta registrou uma semana tão quente quanto essa.

Segundo o serviço de mudanças climáticas da União Europeia, este mês de junho foi o mais quente já registrado no mundo, ultrapassando o recorde anterior de 2019.

Enquanto a comunidade científica alerta para a importância de frear o aquecimento global, os americanos vão lidando como podem com o calorão (saiba mais abaixo).

Os efeitos do calor

Um cientista climático da Universidade Brown – universidade que tem um programa de estudos do clima – lembrou que o calor não vem sozinho. Além de matar ecossistemas, ele coloca espécies em risco de extinção.

Esse calor causa um efeito dominó. Um exemplo é a intensificação dos incêndios florestais no Canadá nas últimas semanas. A fumaça dos incêndios chegou até Nova York e isso fez com que, na sexta-feira passada, a qualidade do ar aqui ficasse entre as piores do mundo.

Com isso, mais pessoas procuraram hospitais por conta de problemas respiratórios.

Na Antártida, cientistas registraram um encolhimento recorde de placas de gelo e no Oceano Pacífico, o fenômeno El Niño, que é aumento da temperatura das águas da região chegou entre um e dois meses mais cedo do que de costume, este ano.

Alerta de calor extremo nos EUA

Nos Estados Unidos, o verão está castigando as pessoas e economias regionais. 20 milhões de americanos estão sob alerta de calor extremo.

Na Flórida, onde os termômetros marcaram 37°C, o assunto foi parar nas redes sociais: “Quero mudar daqui. meu corpo não foi feito pra este calor”, disse uma influenciadora.

Uma placa alerta que a alta temperatura do asfalto pode queimar as patinhas de animais de estimação.

Em Conneticut, o governador colocou em prática um protocolo de proteção. Uma das orientações é que as pessoas evitem atividades físicas na rua.

Temperaturas acima da média foram registradas no Texas, Oregon e Arizona, onde os termômetros chegaram a 41°C.

No estado do Minnessotta o calor já afeta produtores rurais. 92% do estado estão em situação de seca acima do normal para o mês de julho.

”A colheita começou devagar e agora está ainda mais atrasada”, diz uma americana.

O cientista climático Gavin Schimdt diz que a humanidade está pressionando os ecossistemas do planeta a funcionarem em condições desconhecidas, o que é preocupante.

Fonte: G1

Leia a notícia original em https://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2023/07/07/secretario-geral-da-onu-diz-que-as-mudancas-climaticas-estao-fora-de-controle.ghtml.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery