Saiba Mais

Startup ambiental é a primeira brasileira a ganhar premiação no SXSW

A plataforma Agentes do Meio Ambiente (AMA) realizou feito inédito para o ecossistema de inovação brasileiro: a solução que utiliza a tecnologia de redes sociais para criar influenciadores locais em microrregiões urbanas recebeu o prêmio “Melhor Empresa Bootstrap”, concedido pelo SXSW, evento de tecnologia que acontece no Texas (EUA), para negócios promissores, que possuem criatividade e potencial sem terem recebido financiamento prévio. Essa é a primeira vez em 15 anos que uma empresa brasileira recebe a premiação do evento.

“É um reconhecimento importante porque, em meio a tantas tecnologias de inteligência artificial e robôs, somos uma empresa que trabalha nas periferias do Brasil com foco total no ser humano “, revelou Marcelo Crivano, idealizador da Plataforma AMA.

Um total de 613 iniciativas de todo o mundo participaram da edição 2023 do SXSW Pitch. Quarenta empresas de tecnologia foram selecionadas como finalistas (sendo apenas duas do Brasil) para concorrer em oito categorias diferentes: Inteligência Artificial, Voz e Robótica; Dados Corporativos e Inteligentes; Entretenimento, Mídia & Conteúdo; Alimentos, Nutrição e Saúde; Futuro do Trabalho; Tecnologias Inovadoras do Mundo; Metaverso & Web3; e Cidades Inteligentes, Transporte e Sustentabilidade.

Cada um dos vencedores do SXSW Pitch recebeu um prêmio em dinheiro e o acesso para a conferência SXSW do próximo ano, além da exposição aos participantes do SXSW e potenciais investidores que procuram o que há de mais eficiente em tecnologia de ponta e inovação.

“Em nosso 15º ano, o SXSW Pitch continua representando as principais inovações tecnológicas de todo o mundo e mostrando como essas startups estão mudando o futuro de suas indústrias. Das 40 startups envolvidas no SXSW Pitch, 13 são de fora dos EUA. Somos um evento global em crescimento, recebendo mais startups de todo o mundo a cada ano”, revelou o produtor do evento SXSW Pitch, Chris Valentine.

Agentes do Meio Ambiente

Em sua apresentação no SXSW, o CEO da Smart Citizen e Idealizador da Plataforma AMA – Agentes do Meio Ambiente, Marcelo Crivano mostrou como funciona a solução que usa a tecnologia de redes sociais e a gamificação para criar influenciadores locais em microrregiões urbanas, conectando e remunerando vizinhos para que colaborem e participem de programas de educação ambiental, limpeza e zeladoria urbana, logística reversa, fazendas urbanas, compostagem, entre outras ações ambientais.

A iniciativa inédita também venceu o desafio Climate Smart Cities Challenge 2022 promovido pela ONU-Habitat e está revolucionando o serviço de limpeza urbana no Brasil, além de promover o desenvolvimento sustentável das comunidades com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

“O que torna nossa tecnologia relevante é o real engajamento das pessoas no cuidado com o meio ambiente. Nosso objetivo é gerar inúmeros benefícios sociais às comunidades envolvidas. Para isso, é importante entender a complexidade de cada cidade e trabalhar em conjunto com a população”, afirmou Crivano.

Desenvolvida pela empresa paranaense, Smart Citizen, a AMA conta com mais de 10 mil usuários. O aplicativo para celulares promove o envolvimento contínuo de seus participantes em todas as atividades e pesquisas propostas por meio de uma gincana contínua de práticas sustentáveis. Diariamente os AMAs recebem ações em seu app e ganham pontos e podem receber uma remuneração em dinheiro para levar ao mundo real os conhecimentos adquiridos na ferramenta digital, ao final de cada mês os líderes do ranking são premiados.

Preparadas por uma equipe multidisciplinar, as ações e pesquisas estão atreladas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e funcionam como uma poderosa ferramenta de educação ambiental.

Imagem: Shutterstock

Fonte: Mercado & Consumo

leia a notícia original em https://mercadoeconsumo.com.br/13/03/2023/inovacao/startup-ambiental-e-a-primeira-brasileira-a-ganhar-premiacao-no-sxsw/

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery