Saiba Mais

Achados históricos da Ecossis

 

Por Sabrina Ortácio

O ano era 2005. A Ecossis começava a dar seus primeiros passos. E foi neste ano que ocorreu a publicação desta matéria no Jornal ABC Domingo, mais precisamente no dia 30 de outubro.

“A imprensa fez a cobertura de uma visita técnica para verificação de pontos de impactos para o Projeto Monalisa que começava a ser implementado no município de Nova Santa Rita”, recorda o diretor-executivo da Ecossis, Gustavo Leite, que na época tinha acabado de se formar no curso de Biologia da Unisinos.

Monalisa foi o “apelido” dado ao projeto de “Identificação dos Pontos de Impacto da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos – Retirada e Devolução de Água”, organizado pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos – COMITESINOS.

Inicialmente o Monalisa foi tratado como um projeto de monitoramento e durante sua concepção se transformou em levantamento, cadastro, identificação de algumas das situações que influenciavam na qualidade e na quantidade dos recursos hídricos disponíveis na bacia.

Na época, houve o envolvimento da população que se utilizava das águas da bacia no seu dia a dia. Através de convites enviados às diversas entidades, prefeituras e da divulgação pública nos jornais locais, mais de 600 voluntários estiveram engajados, direta ou indiretamente.

E cada uma das cidades parceiras foi realizado um evento aberto de lançamento do projeto para dar visibilidade e gerar comprometimento daquele município. A ação também tinha o objetivo de que a comunidade local soubesse que, a partir daquele momento, voluntários estariam percorrendo os corpos hídricos da região, precisando muitas vezes entrar em propriedades particulares para cumprir a tarefa.

Paralelamente a isso, notícias sobre os avanços do Monalisa foram sendo divulgadas na imprensa local todos os domingos, permitindo o acompanhamento da população.

“Foi um dos primeiros projetos da Ecossis e uma experiência muito rica no início da nossa trajetória”, destaca Gustavo Leite.

Depois de tantos anos, analisando a reportagem, é possível ver que a tecnologia já era aliada dos estudos técnicos. As equipes locais recebiam treinamento para utilização de equipamento de localização via satélite – GPS, de câmera fotográfica digital, preenchimento das fichas com apoio do manual de campo, e transferência de dados via internet, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Unisinos – AVA. Na outra ponta, a recepção de dados era efetuada pela equipe profissional do Monalisa, que lançava tudo em bancos de dados e cruzava os pontos levantados com a cartografia base em software específico.

“Nossa história mostra que desde a fundação a Ecossis Soluções Ambientais desenvolveu programas de responsabilidade socioambiental, por meio ações de conscientização na sociedade com base em seus valores”, diz Gustavo Leite, que hoje orgulha-se de ver a Ecossis como  uma das principais empresas de assessoria e consultoria ambiental do Brasil, com atuação em todo o território nacional, somando 480 clientes e mais de 910 projetos concluídos.


Fonte de Informação: Jornal ABC Domingo e COMITESINOS

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery