Saiba Mais

projetos ecossis

Ações Ambientais em destaque no Aeroporto Santos Dumont

Do aeroporto de onde é possível admirar uma das mais lindas paisagens do Brasil, também nasce a inovação do sistema aeroportuário da Infraero.  Hoje, o complexo de 833 mil metros quadrados, situado na cidade do Rio de Janeiro, é destaque pelo desenvolvimento de ações ambientais. O projeto de Manejo de Fauna conta com a expertise da equipe multidisciplinar da Ecossis, que está comprometida com a mitigação de impactos gerados e a realização de ações preventivas.

Para destacar o sucesso do projeto, a Infraero Aeroportos lançou no início de maio um vídeo comemorativo que pode ser conferido no canal no Youtube @InfraeroBrasilAeroportos.

 

A execução do projeto de Manejo de Fauna considera as diversas condições presentes no aeroporto e seu entorno, que favorecem a presença de fauna que, por sua vez, aumenta a probabilidade de sua interação com aeronaves, representando um risco à segurança da Aviação Civil.

Para aumentar a segurança do local, a equipe da Ecossis planejou atividades de vistoria e monitoramento, identificando focos atrativos e indivíduos de fauna envolvidos em colisões, além de realizar registros de dados qualitativos e quantitativos.

Outro ponto previsto no programa são as ações de mitigação do risco da fauna, com mapeamento, identificação e monitoramento, além de ações de afugentamento, captura, resgate e destinação dos animais.

Também não ficou de fora do projeto as atividades de Educação Ambiental e Capacitações, como por exemplo, a confecção de materiais informativos, promoção de palestras, cursos, treinamento e capacitações.  A duração do projeto é de 30 meses.

Saiba mais:

O aeroporto Santos Dumont conta com duas pistas de pousos e decolagens com capacidade para 29 operações por hora, e dois terminais de passageiros. Essa estrutura oferece a capacidade para atendimento de 9,9 milhões de passageiros por ano, segundo a Infraero.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *