Saiba Mais

projetos ecossis

CODEBA atinge recordes de Desenvolvimento Ambiental Portuário

A Ecossis Soluções Ambientais está comemorando os resultados recordes no Índice de Desenvolvimento Ambiental Portuário (IDA) atingidos pela Companhia Docas da Bahia (CODEBA), um de seus principais clientes no setor de infraestrutura e saneamento. Pelo terceiro ano consecutivo, a Companhia segue em crescimento em gestão ambiental entre os portos públicos e ainda atingiu a marca histórica na movimentação de cargas no mês de novembro.

O IDA foi implementado em 2012 pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e é composto por 38 indicadores relacionados à conformidade legal vigentes no país e a boas práticas em gestão ambiental, saúde e segurança de operações.

“Para nós é uma honra fazer parte deste momento consagrado da CODEBA, contribuindo diretamente com os resultados inéditos”, destaca Gustavo Leite, diretor executivo da Ecossis. A empresa gaúcha foi responsável pela execução do Plano de Controle Ambiental (PCA) no Porto de Ilhéus, que gerou um aumento de 20% de movimentação em 2021, comparado ao ano anterior, conforme dados divulgados pela ANTAQ.

A coordenação geral do PCA foi dos biólogos e diretores da empresa Gustavo Leite e Juliano Moreira. A equipe multidisciplinar envolvida no projeto foi formada por profissionais como o engenheiro ambiental, Jean da Silva Antônio; a engenheira sanitarista e ambiental, Juliana Oliveira; a engenheira hídrica, Nathalia Chites; o sociólogo Ivan Masafret; a assistente social, Mirian Santos; as geógrafas Carina Korb e Akemi Schuh; a advogada Karen Moreira; os biólogos Guidomar Soledade, Edirlan Santos, Débora Antonetti, Thyara Noely Simões, Rodrigo Torres, Winnie Silva e Albérico Souza; e o estudante de ciências biológicas, Juliano Lacerda.

Saiba mais sobre a CODEBA:

Atualmente, a CODEBA é vinculada à Secretaria de Políticas Portuárias do Ministério dos Transporte, Portos e Aviação Civil (SPP-MTPAC), regendo-se pela legislação relativa às sociedades por ações, no que lhe for aplicável. A Companhia tem por objeto social, em harmonia com os planos e programas da SEP, exercer as funções da Autoridade Portuária, previstas na legislação específica, e realizar a administração e exploração comercial dos portos organizados no Estado da Bahia.

Compete a CODEBA, entre outras atribuições, promover a realização de estudos, planos e projetos e realização de obras e serviços, de construção, ampliação, melhoramento, manutenção, operação dos portos e instalações portuárias sob sua jurisdição e responsabilidade. Como também apoiar à ANTAQ na fiscalização dos contratos de arrendamentos e das cessões de áreas e instalações portuárias.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *