Um qualificado corpo técnico de diversos portos do Brasil marcou presença no Webinar “Monitoramento de Cetáceos como ferramenta para a conservação em ambientes portuários”, organizado pela SCPAR Porto de Imbituba. A Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA) também esteve presente com objetivo de participar de uma rede de discussão e troca de informações para possíveis melhorias em trabalhos técnicos e no monitoramento ambiental.
A CODEBA, por meio da sua contratada Ecossis, executa o Programa de Monitoramento de Cetáceos no Porto de Ilhéus, desde agosto/2021, que registrou e acompanhou a presença de botos-cinza (Sotalia guianensis) e baleias jubarte (Megaptera novaeangliae).
Para os próximos anos, está prevista a continuidade do monitoramento da área portuária, permitindo realizar uma análise comparativa entre os períodos estudados; além da busca de parcerias com instituições públicas para compartilhamento de dados levantados e desenvolvimento de programas de conservação das espécies de cetáceos que utilizam áreas próximas ao Porto de Ilhéus.
O encontro virtual está disponível para visualização no canal do Youtube – SCPAR Porto de Imbituba https://www.youtube.com/watch?v=VOZLNXWUdwY .
Saiba mais sobre o projeto Plano de Controle Ambiental para CODEBA.