Saiba Mais

projetos ecossis

Ecossis avalia impactos da estiagem no Paraná

Vários municípios do Paraná sofreram recentemente com problemas de abastecimento de água por causa da pouca chuva no estado, de acordo com dados publicados recentemente pela Agência Brasil. Na região metropolitana de Curitiba, 14 municípios, incluindo a capital, conviveram com o rodízio que durou 649 dias, implementado em março de 2020 e finalizado em janeiro de 2022. A falta de chuva ainda afetou a agropecuária e cerca de 25% da produção de soja foram perdidos. Em 2021, aproximadamente 70% da segunda safra de milho se perdeu.

Com este cenário de estiagem, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), via Sistema de Abastecimento Integrado de Água de Curitiba e Região Metropolitana, identificou a urgência na realização de um Estudo Ambiental e de Engenharia, além de um Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA).

As atividades começam neste semestre a partir da contratação de serviços do consórcio entre as empresas Ecossis Soluções Ambientais e Nova Engevix. Está prevista uma análise detalhada dos efeitos socioambientais, a partir das alterações provocadas pela instalação e operação do futuro sistema de abastecimento de água.

O importante trabalho desenvolvido pelas empresas possui uma abrangência ampla, e será uma ferramenta útil para o planejamento regional da Sanepar a fim de minimizar os prejuízos causados pela falta de chuva. O relatório final irá disponibilizar informações para a população em geral, trazendo ilustrações por mapas, gráficos e demais técnicas de comunicação visual, de modo que se possa entender do projeto, bem como todas as etapas de implementação.


Outras notícias deste projeto:

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery