Saiba Mais

projetos ecossis

Ecossis executa atividades do PCA da CODEBA

Ecossis iniciou em março de 2020 as atividades da segunda fase do PCA – Plano de Controle Ambiental elaborado para CODEBA. 

A segunda fase do PCA elaborado pela Ecossis para a CODEBA aborda a implantação e execução dos planos e programas ambientais, bem como a realização de atividades de acompanhamento e supervisão das atividades e ações de controle ambiental realizadas durante a operação do Porto de Ilhéus. 

Os planos e programas do PCA foram separados em 4 blocos de atuações, somando 17 programas que serão realizados durante os próximos 12 meses. 

O primeiro programa executado, o PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL, iniciou em março de 2020 e aborda o processo de gerenciamento das ações ambientais vinculados a planos e programas ambientais, com vistas ao cumprimento da Licença de Operação do Porto Organizado de Ilhéus, além de possibilitar o acompanhamento pelos órgãos ambientais e pela sociedade em geral.  

Em abril de 2020, foram realizadas atividades referentes aos programas de:  

– PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE EFLUENTES: levantamento dos pontos de drenagem e localização de instalações de tratamento e destinação dos efluentes, como caixa de passagem, caixa simples, fossas e bocas de lobo; 

 – PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: levantamento dos coletores de resíduos existentes no Porto de Ilhéus; 

 – PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DAS EMISSÕES ATMOSFÉRICASmonitoramento de fumaça preta e fechamento de orçamento com empresa especializada para monitoramento de material particulado;

 – LOGOMARCA GESTÃO AMBIENTAL: criação de material gráfico do Porto de Ilhéus, no que diz respeito a identidade da Gestão Ambiental. 

 – PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA OS TRABALHADORESProdução de vídeo sobre gerenciamento de resíduos sólidos e realização de Diálogo Diário de Segurança e Meio Ambiente, neste evento foram tiradas dúvidas dos funcionários em relação ao correto armazenamento e quais resíduos são destinados a cada contentor, conforme a cor existente. 

As ações do Plano de Controle Ambiental para a Codeba, continuam. A Ecossis realizará na próxima semana o monitoramento de material particulado, onde serão monitorados 02 pontos localizados no Porto de Ilhéus. Serão utilizados amostradores de grande volume (HI–VOL), as atividades seguirão um cronograma com a instalação dos equipamentos, posteriormente ocorrerá o monitoramento por 24h e por fim a coleta das amostras e equipamentos. 

Ainda em maio de 2020, será efetuada a 1ª campanha de monitoramento de ruídos, pelo técnico de supervisão ambiental da Ecossis, e também estão sendo realizadas atividades do Programa de Monitoramento da Biota Aquática Marinha, tais como: 

  • Monitoramento da qualidade da água; 
  • Monitoramento do sedimento; 
  • Campanhas de monitoramento da biota aquática: plâncton, zoobentos e nécton (peixes). 

Todas essas ações fazem parte do Plano de Controle Ambiental e das condicionantes da licença ambiental do Porto, exigidas pelo Ibama.

 

Leia o case completo deste projeto “Plano de Controle Ambiental para CODEBA“.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery