Saiba Mais

Ecossis fará estudo ambiental de projeto contra cheias na bacia do Sinos

 

Foto: Ricardo Rodrigues

 

No último dia 5 de julho, foi aprovado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) o termo de referência para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), do Relatório de Impacto Ambiental (Rima) e do Projeto Básico Ambiental (BPA) para a construção do sistema de proteção contra cheias na bacia hidrográfica do rio dos Sinos. Com isso, também foi assinada a ordem de início dos serviços, permitindo que a Ecossis Soluções ambientais dê início aos estudos de impacto ambiental.

O projeto é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), por meio da Metroplan, e compreende os municípios de Canoas, Esteio, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Rolante, Igrejinha e Três Coroas.

Para o titular da Sedur, Rafael Mallmann, “O projeto de construção do dique para a contenção de cheias na bacia hidrográfica do Sinos é um exemplo concreto do compromisso do governo estadual com a segurança e o bem-estar da população, além de representar um importante avanço na gestão de riscos e desastres naturais”, afirmou.

O biólogo e diretor executivo da Ecossis, Gustavo Leite diz que, neste momento de recentes transições de governos, falar em questões ambientais é algo fundamental para o futuro. Ele avalia que nos últimos anos houve uma estagnação das pautas ambientais junto ao governo federal e faltaram priorizações do setor no governo gaúcho. Ele ainda faz um alerta para a questão das estatizações em órgãos de planejamento. “É algo preocupante, pois pensar o meio ambiente não é só através de novas leis, é preciso ter planejamento”, disse.

Segundo ele, esse trabalho pode viabilizar os futuros projetos de recuperação ambiental do sistema hídrico; bom como, dar segurança na oferta de água e na gestão de enchentes. A Bacia do Rio dos Sinos, de acordo com o executivo, vem sofrendo alternâncias de estiagem e alagamentos, além de enfrentar erosão, drenagem de “águas planas”, e degradação do ambiente natural.

Com investimento de aproximadamente R$ 400 mil, o estudo subsidiará o processo ambiental e de licenciamento do sistema de proteção contra cheias, apresentando diretrizes e orientando a execução do projeto. A conclusão dos estudos ambientais deve ocorrer em até 12 meses.

Fonte: Ascom Sedur

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery