Saiba Mais

projetos ecossis

Ecossis finaliza Plano de Manejo em Joinville

A equipe da Ecossis Soluções Ambientais finalizou o Plano de Manejo da Unidade de Conservação Municipal Parque Ecológico Prefeito Rolf Colin, administrado pela Companhia de Águas de Joinville. A empresa pública de saneamento básico é responsável pelo tratamento e distribuição de água potável, além da coleta e tratamento de esgoto do município catarinense.

O Parque Ecológico Prefeito Rolf Colin está localizado em uma zona favorável para a formação de chuvas, com a presença de muitas nascentes. O local é responsável por grande parte da produção de água, por isso a extrema importância a preservação da área de vegetação nativa e dos recursos hídricos, tendo em vista, não somente a continuidade do abastecimento da cidade de Joinville, bem como a manutenção de todo ecossistema e belezas naturais que ali se encontram.

O projeto teve início em 2021 e contou com uma equipe com mais de dez profissionais de diversas áreas  como biólogos, engenheiros ambientais, sociólogos, historiadores, arqueólogos, economistas e advogados. Os estudos têm como finalidade básica administrar a implantação de todos os planos e programas ambientais do PEPRC de forma a garantir a proteção e a conservação da biodiversidade do local, tendo em vista os objetivos de manejo propostos.

A equipe da Ecossis também indicou as ações necessárias de gestão, dando suporte aos programas de manejo, educação e pesquisa, bem como a implantação de estruturas físicas e recursos humanos necessários à gestão da unidade.

No local, foram são confirmadas a ocorrência de 81 espécies da avifauna. Entre as espécies esperadas, 19 encontram-se ameaçadas regionalmente e 10 a nível nacional. Quanto aos mamíferos foram encontradas 150 espécies, onde 12 são consideradas não nativas.

Entre as metas indicadas pela equipe da Ecossis aos gestores do Parque, está a organização e identificação do público e número máximo de pessoas que podem visitar o local. Os técnicos também ressaltaram a importância de identificar as áreas, acessos e trilhas, pontos de atrações turísticas existentes e infraestrutura necessária para abertura a visitação. E ainda produzir normas específicas e regras aos visitantes; implementar programa de educação ambiental, monitoramento, recuperação, sinalização ambiental e de manutenção de trilhas ecológicas .

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery