Saiba Mais

Ecossis publica Livro com Diagnóstico Arqueológico do Reservatório da UHE Furnas

A Ecossis concluiu o Diagnóstico Arqueológico Interventivo na Faixa de Depleção do Reservatório da UHE Furnas, em Minas Gerais e vai publicar o relatório em forma de livro. O gerente de projetos da Ecossis, Jean Antônio, informa que o contrato de 44 meses previu a prospecção arqueológica interventiva e, respectivo diagnóstico, em sítios arqueológicos pertencentes ao período pré-colonial que estão situados na faixa de depleção do reservatório da Usina, que abrange 34 municípios mineiros.

“Dada importância desta área e a relevância do diagnóstico que elaboramos para arqueologia e para região, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN condicionou a Eletronorte/ Furnas, a produção de no mínimo 500 exemplares do nosso relatório final do diagnóstico em forma de livro, para ser distribuído em universidades, museus, bibliotecas e sedes do IPHAN”, destaca o gerente de projetos da Ecossis.

O reservatório da UHE Furnas é um dos maiores do Brasil com 1.369,85 km2 e um perímetro de 4.878 km. Em virtude das dimensões do reservatório, a prospecção arqueológica ocorreu aproximadamente, em 260 pontos situados na faixa de depleção e distribuídos em 03 áreas previamente delimitadas, constituindo três fases de execução.

O Diagnóstico contemplou ainda identificação e localização da UHE Furnas, assim como o levantamento Etno-histórico em nível local e regional, a apresentação dos procedimentos em campo, técnicas e materiais a serem empregados e o registro de vestígios observados como artefatos, pintura rupestre, gravuras, estruturas, contextos, entre outros.

A equipe técnica também realizou a descrição dos procedimentos para análise em laboratório dos dados arqueológicos que foram recuperados em campo, e critérios de avaliação do estado de integridade física dos sítios arqueológicos identificados, conforme normas do IPHAN.

Após essa publicação, a Ecossis assegurou a continuidade dos serviços, agora para a execução do Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico na Faixa de Depleção do Reservatório da UHE FURNAS/MG, que objetiva salvaguardar o patrimônio arqueológico, dos Sítios Fazenda Cachoeira, Pesqueiro de Pedra e Ponto da Boa Esperança, a fim de obter a anuência do IPHAN, condicionante às licenças ambientais.

 

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery