Saiba Mais

projetos ecossis

Ecossis retoma ações de Educação Ambiental no Pará

A Ecossis Soluções Ambientais é a contratada da Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (Eletronorte) para desenvolver o Programa de Educação Ambiental da Usina Hidrelétrica Tucuruí, que começou em 2019, mas por conta da pandemia não foi realizado em 2020 e 2021.

Este ano, com a retomada das atividades, a reorganização do plano segue os preceitos da Educação a Distância (EaD), prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), e regulamentada por meio de decretos federais. A utilização da tecnologia visa garantir que o processo educativo ocorra de forma próxima ao da educação presencial, garantindo o acesso aos conteúdos, a realização das atividades e diferentes formas de interação.

Está sendo criado um ambiente virtual dedicado a este Programa, onde estarão disponíveis, videoaulas, material de apoio as atividades, sendo este um espaço onde os educadores dos municípios terão acesso.

A atividade faz parte da Política Ambiental do Sistema Eletrobras, que tem como objetivo principal desenvolver ações de educação ambiental com o envolvimento da população local, atuando, deste modo, na transformação do seu espaço de vida por meio da gestão ambiental sustentável.

O programa será aplicado em 10 municípios que estão localizados tanto a montante, quanto a jusante do barramento da UHE. O reservatório da UHE Tucuruí, localizado nesta região, forma um lago artificial a partir das águas represadas do Rio Tocantins. Ele cobre uma área de 2.917 Km² e conta com cerca de 50,3 bilhões de m³ de água acumulada, estando inserido na Bacia Tocantins-Araguaia.

A equipe de trabalho é formada por professoras de diversas áreas todas com pós-graduação em educação ambiental, e com grande conhecimento das especificidades socioambientais do Pará. Além das educadoras, a equipe ainda conta com a participação de uma agrônoma e um engenheiro de pesca.

O público do PEA são os moradores da região, ribeirinhos, pescadores artesanais e agricultores familiares, além de estudantes de escolas municipais que se encontram na área de influência da UHE Tucuruí.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery