Saiba Mais

projetos ecossis

LDAT – Marechal Cândido Rondon

Divulgação dos bens culturais acautelados 

Durante as atividades de campo para a realização da Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico da LDAT 138 Vila Gaúcha (autorizado pela Portaria IPHAN no. 01508.000466/2018-02) a equipe de arqueólogos da Ecossis Soluções Ambientais visitaram diversas localidades importantes da municipio de Marechal Rondon, como o Museu Histórico Padre José Gaertner, a Casa do Artesão e a Secretaria de Educação da Prefeitura do Município, entregando folhetos ilustrativos contendo informações sobre o patrimônio cultural de Marechal Cândido Rondon. 

Conversa com a senhora Kelly Cristina Theobald, assessora pedagógica da Secretaria de Educação da Prefeitura do Município de Marechal Cândido Rondon.

Conversa com a funcionária do Museu Histórico Padre José Gaertner, senhora Paula Daiane Pancera.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conversa com a voluntária e artesã, senhora Lívia Seluh, da Casa do Artesão de Marechal Cândido Rondon.

O objetivo dessa divulgação é de informar a população da necessidade de serem realizados estudos arqueológicos em obras que modificam o meio ambiente e demonstrar o potencial arqueológico da região. 

Durante os estudos arqueológicos foram identificados dois sítios arqueológicos: Sítio Arqueológico Îagûaruna Rokype e o Sítio Arqueológico Manikópe, ambos com material lítico (ou seja, instrumentos feitos de “pedra”) e, quatro Ocorrências Arqueológicas Isoladas também de material lítico. 

As ações de esclarecimento e divulgação dos bens acautelados fazem parte do projeto aprovado pelo IPHAN, em consonância com a Instrução Normativa no 1/2015 e Portaria IPHAN no 908/2016.

Nosso Patrimônio!

Segundo a Constituição de 1988, em seu artigo 216, parágrafo 5o, os bens materiais e imateriais sob a proteção do Poder Público (obras, monumentos, documentos, locais de valor artístico e histórico e paisagens naturais), constituem “Patrimônio Cultural Brasileiro”:

Art. 216 – Constitui patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tombadosindividualmenteouemconjunto,portadoresdereferênciaaidentidade,àação,à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira nos quais seincluem:

(…) Parágrafo V – os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

OInstitutodoPatrimônioHistóricoeArtísticoNacionalIPHAN,éoórgãoquefiscaliza e protege os sítios arqueológicos, conforme a Lei no 3.924/61. Contudo, é nosso dever como cidadão proteger e conservar o Patrimônio Cultural Brasileiro, para toda a humanidadeeparaasgeraçõesfuturas,localizadosdentrodeseumunicípioouregião, considerados patrimônio mundial de toda população doplaneta.

Caso você encontre material arqueológico na sua região, favor contatar a Superintendência do Iphan no Paraná através do Telefone: (11) (41) 3264-7971 ou pelo e-mail: iphan[email protected]), para que profissionais possam estuda-los adequadamente. 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery