Saiba Mais

projetos ecossis

Monitoramento de Cetáceos Porto de Ilhéus

Neste mês (agosto/2021), iniciou o programa de Monitoramento de Cetáceos no Porto de Ilhéus, como parte integrante do Plano de Controle Ambiental realizado pela equipe técnica da Ecossis para a CODEBA. 

O monitoramento está ocorrendo duas vezes por semana em dois turnos e a metodologia utilizada é a de fotoidentificação através de observações realizadas em dois pontos fixos localizados na área de influência do Porto.   

Esse tipo de monitoramento permitirá obter dados de comportamento, parâmetros populacionais, entre outras informações importantes sobre os cetáceos avistados na área de influência direta do Porto de Ilhéus. 

O foco do monitoramento é a população de Sotalia guianensis, também conhecido como Boto-cinza, que pode ser avistada ao longo de praticamente todo o ano nas cercanias do Porto, passando longos períodos do dia próximos à extremidade do molhe do Porto de Ilhéus.  

Nesta época do ano até o mês de novembro, também é possível observar a presença de Baleias Jubarte, que vem da Antartida até o Brasil buscando águas calmas e quentes como as do litoral da Bahia para reproduzir e se acasalar.  

 

Veja as primeiras imagens obtidas pela nossa equipe. 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery