Saiba Mais

projetos ecossis

Petição é lançada por moradores para salvar Patrimônio Histórico

Comunidade lança petição online para tentar salvar o que resta do Patrimônio Histórico encontrado no Sítio Arqueológico Letreiro da Glória/MG.

Durante os estudos arqueológicos realizados pela da Ecossis, para o Diagnóstico Arqueológico Interventivo na Faixa de Depleção do Reservatório da UHE FURNAS/MG, com Portaria 35 no. 01514.004917/2015-41, com coordenação de campo de Gilmar Pinheiro Henriques Júnior, o conhecido Sítio Arqueológico Letreiro da Glória, localizado dentro da Serra da Canastra, foi revisitado.

O Projeto de Diagnóstico Arqueológico contempla a identificação e localização da UHE Furnas, assim como a identificação da Ecossis e de toda a equipe técnica envolvida; o levantamento Etno-histórico em nível local e regional, a apresentação dos procedimentos em campo, técnicas e materiais a serem empregados e o registro de vestígios observados como artefatos, pintura rupestre, gravuras, estruturas, contextos, entre outros.

 

O síti0 que foi revisado possui pinturas rupestres com cerca de 11.000 a.C., de Tradição Sumidouro, com presença exclusiva de sinais geométricos filiformes, pontilhados ou em bastonetes, de formas muito simples.  As principais inscrições rupestres ficam aproximadamente a 5 m de altura. O paredão tem cerca de 12 m de altura e apresenta várias outras pequenas inscrições.

Estudos e pesquisas informaram que 85%  do acervo deste sítio arqueológico foi depredado por visitantes e turistas incautos com agressões e pichações. Os 15 % restante estão em área muito visitada, podendo ser ainda alvo de danos. Ações educacionais são de extrema importância para a manutenção e conservação do patrimônio cultural local, além disso existe uma petição em trâmite para que este patrimônio não se perca.

Para tentar salvar o que resta do patrimônio encontrado no Sitio Arqueológico Letreiro da Glória, moradores de comunidades próximas realizaram uma petição online, nesta petição são fornecidos maiores detalhes sobre a importância deste patrimônio e seu estado atual.

 

No link abaixo você pode ter acesso a essa petição:

Petições da comunidade: https://www.avaaz.org/po/community_petitions/Preservacao_e_tombamento_do_Letreiro_do_Gloria_Sudoeste_de_MG_Brasil/

SE INFORME, CONHEÇA, COMPARTILHE E ASSINE!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery