Saiba Mais

projetos ecossis

Prevenção contra incêndios florestais em pauta

O Ibama inaugurou, recentemente, a Central de Logística e Apoio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo). Localizado na área da sede do Instituto em Brasília, o prédio é composto por sala de monitoramento em tempo real, salas de crise e de operações, almoxarifado e oficina de equipamentos, além de espaços destinados a atividades administrativas.

O projeto das instalações é resultado de um contrato de colaboração financeira assinado em 2014 pelo Ibama e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A maior parte dos recursos para a realização da obra foi oferecida pelo Fundo Amazônia. A edificação incorpora diversos elementos de sustentabilidade, como estação de tratamento e reuso de água, aproveitamento da luz solar, luminárias com células fotovoltaicas e telhado verde. Todo o processo de construção teve apoio do Exército Brasileiro.

De acordo com a coordenadora-geral do Prevfogo, Flávia Leite, a central resultará em mais agilidade para a distribuição e manutenção de equipamentos e permitirá reduzir custos de aquisição e prestação de serviços. “Também vai trazer eficiência ao pronto atendimento das demandas, principalmente no período considerado crítico para o combate aos incêndios florestais, de julho a novembro”, disse.

Ecossis desenvolve projeto de prevenção “`as queimadas no Nordeste

A iniciativa executada pela Ecossis para a CHESF – Companhia Hidrelétrica do São Francisco o Programa de Educação Ambiental e o Projeto Piloto de Prevenção, Monitoramento e Controle de Queimadas, compreende 19 municípios, do Ceará até a Paraíba. O objetivo do Programa de Educação Ambiental foi desenvolver ações com o envolvimento da população local, sensibilizando e mobilizando para a participação em diversas ações.

O Projeto de Controle de Queimadas, através de ações de Educação Ambiental específicas, tem como objetivo promover a redução das queimadas e desenvolver uma consciência de preservação e sustentabilidade nos seus espaços territoriais. A partir das atividades, foi possível obter diferentes resultados, como a criação de uma consciência coletiva de respeito e envolvimento nas questões socioambientais, com foco na sustentabilidade dos seus espaços, aproximando as comunidades da Área de Influência e os técnicos da CHESF, reduzindo, assim, os desligamentos provocados por ações antrópicas, como queima, vandalismo e uso de pipas.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery