Saiba Mais

projetos ecossis

Ecossis prepara retorno das ações de Educação Ambiental da UHE Tucurui

Já está em andamento o processo de mobilização e replanejamento das atividades do Programa de Educação Ambiental (PEA), desenvolvido pela Ecossis Soluções Ambientais nos 12 municípios do entorno da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no sudeste do Estado do Pará.

Na última semana, ocorreram as primeiras reuniões com os representantes municipais para determinar temas e apresentar a metodologia desta primeira fase. Os novos encontros estão agendados para acontecerem até o dia 08 de dezembro. Após a conclusão desta etapa, será elaborado um novo plano de trabalho voltado para as escolas e comunidades da região.

educação ambiental tucurui

As atividades presenciais foram suspensas devido as consequências da Pandemia e a previsão é que a partir de março de 2022 o novo plano de trabalho seja desenvolvido exclusivamente no formato EAD.

Em 2018, a Eletronorte firmou novo contrato com a Ecossis, para a realização do PEA, atividade complementar que auxilia o processo de licenciamento ambiental da Usina. O Programa já atendeu 5.500 pessoas nos municípios de Tucuruí, Breu Branco, Goianésia do Pará, Novo Repartimento, Jacundá, Nova Ipixuna e Itupiranga, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba e Igarapé Miri.

 

educação ambiental tucurui
As ações visam a consciência ecológica e a conservação do meio ambiente. Ao final do PEA haverá uma avaliação para buscar melhorias no processo de apoio à educação ambiental regional.

Shislena Botelho Galvão Sassi, gerente de Departamento de Meio Ambiente da Geração Hidráulica, explica que os Programas Ambientais da Usina Hidrelétrica Tucuruí contribuem de forma ativa para a diminuição dos passivos ambientais na região e, para a Superintendência de Produção da Geração Hidráulica, essas ações realizadas reafirmam a propósito de que o desenvolvimento aliado à responsabilidade socioambiental garante a qualidade de vida da população e a sustentabilidade para o meio ambiente.

A gerente destaca ainda que a Gestão Ambiental da Hidrelétrica Tucuruí é certificada na Norma ABNT NBR ISO 14001 desde o ano de 2009, sendo 11 anos de compromisso com a responsabilidade ambiental nos processos e atividades desenvolvidos por esse empreendimento.

educação ambiental tucurui

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *