Saiba Mais

projetos ecossis

Um ano de execução do Plano de Controle Ambiental no Porto de Ilhéus

Chegamos ao final do primeiro ano de execução do PCA do Porto de Ilhéus/ CODEBA, onde foram realizadas quatro campanhas de monitoramento de material particulado e ruídos, sendo a última campanha concluída em fevereiro de 2021. 

 

 

PROGRAMA MONITORAMENTO DE MATERIAL PARTICULADO 

Foram instalados 02 amostradores de grande volume (HI-VOL), em diferentes pontos do Porto de Ilhéus. Os equipamentos foram instalados no dia 24/02/2021 e o monitoramento ocorreu durante 24h, sendo a coleta das amostras e dos equipamentos realizada no dia 25/02/2021. Os equipamentos foram posicionados próximos de locais com maior movimentação de veículos e das principais instalações operacionais, como o pátio de operação, cais e armazéns de cargas. Esse monitoramento atmosférico coincidiu com a operação de cacau. 

PROGRAMA MONITORAMENTO DE RUÍDOS 

As medições de ruído foram realizadas conforme critérios estabelecidos na Norma NBR 10.151, sendo amostradas em período diurno e noturno, em cinco dias de esforço amostral. O monitoramento foi realizado em 05 diferentes pontos, sendo 01 dentro do Porto, 01 na entrada do Porto, 01 no moinho, 01 no eixo principal que dá acesso ao porto e 01 na Avenida Soares Lopes. 


 

Mesmo com a pandemia da Covid-19, o primeiro ano de execução do Plano de Controle Ambiental – PCA do Porto de Ilhéus foi satisfatório, sendo realizadas 04 campanhas de monitoramento de ruídos e material particulado, além das campanhas de monitoramento de qualidade da água, sedimentos e biota aquática e outras ações executadas. Para o ano 2021 a expectativa é que as ações para melhorar a gestão e desempenho ambiental do Porto de Ilhéus sejam ainda mais frequentes e abrangentes. 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *