Saiba Mais

RESPONSABILIDADE-SOCIOAMBIENTAL

Conheça as Agroflorestas Urbanas

agrofloresta, em sua essência, é uma metodologia de plantio que busca entender a forma como a floresta naturalmente se desenvolve, aliado a práticas sustentáveis de cultivo. Ou seja, em uma agrofloresta é possível conjugar o plantio de espécies nativas com frutíferas, hortaliças e leguminosas, trazendo diversidade e riqueza de espécies. Neste conceito, o solo e os diversos tipos de plantas possuem papéis específicos, seja para melhorar a qualidade do solo, para servir como adubo, para proteção contra o vento, criando um ambiente integrado e harmônico. 

Conceito de Sucessão Ecológica e Princípios 

 

Pensando em como as florestas se regeneram, a agrofloresta busca trazer os mesmos princípios, seguindo o conceito de sucessão ecológica, onde as espécies mais resistentes ao calor, ao vento e de rápido crescimento começam a consolidar o espaço (espécies pioneiras), tornando possível o início do aparecimento das espécies com maior necessidade de áreas sombreadas e protegidas dos ventos (espécies secundárias e clímax). 

Além disso, para a estruturação de uma agrofloresta é necessário ter em mente os princípios ecológicos, que seguem por exemplo, a não necessidade de adubos ou agrotóxicos, o respeito a sucessão ecológica natural das espécies, o entendimento que diferentes espécies irão se ajudar, a utilização de poda como alimento para o solo e a produção de alimento. 

 

 

agrofloresta traz à tona o princípio da sustentabilidade e a relação da própria interação humana, da criação de um ambiente que se autossustenta, trazendo benefícios econômicos, ecológicos e sociais. Este método de plantio inclusive já faz parte de legislações ambientais e de formulação de políticas públicas, podendo trazer um futuro promissor para a criação desses ambientes nas cidades. 

Fonte: meioambientetecnico 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat