Saiba Mais

RESPONSABILIDADE-SOCIOAMBIENTAL

Energias renováveis

A energia renovável é aquela gerada e fornecida de modo a atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem às suas necessidades. É uma energia que sempre se renova, é sustentável e não produz gases de efeito estufa. Ela é uma energia muito antiga, não se esgota e se apresenta como fonte alternativa, garantindo a sustentabilidade ambiental.

Por ser extraída dos recursos naturais, e estes estão sempre se renovando, a energia renovável é uma ótima alternativa para o meio ambiente. Conforme definição da Agência Internacional de Energia, ela se deriva de processos naturais que se repõem constantemente, e está no centro da transição para um sistema de energia menos intensivo em carbono e mais sustentável. As energias renováveis cresceram rapidamente nos últimos anos, acompanhadas de fortes reduções de custos para a energia solar e a energia eólica em particular.

Como o próprio nome diz, renovável é a energia cujos recursos naturais utilizados na sua produção estão em constante renovação na natureza, como o sol, vento e ondas do mar. A renovação constante evita o desgaste do ambiente natural, e não há a produção de gases de efeito estufa, que agridem a saúde da população.

O tema das energias renováveis tem se revelado de grande importância para as relações econômicas mundiais, atuando até nas transformações geopolíticas, pois, além da questão ambiental, da redução dos gases de efeito estufa na atmosfera, tem-se o aumento da qualidade de vida e, ainda, a geração de empregos no mundo.

Também, elas oferecem a oportunidade de energia com inegáveis benefícios econômicos, sociais e de menor impacto ambiental. Os benefícios econômicos estariam na obtenção fácil da matéria-prima usada para esse tipo de energia; e quanto aos benefícios sociais estaria o aumento da qualidade de vida da população, já que não causam poluição ambiental nem degradam tanto o meio ambiente, além de promoverem o aumento dos empregos.

A energia renovável se apresenta de forma cíclica, e suas fontes podem ser utilizadas para a geração de eletricidade, geração de calor, produção de combustíveis e outros. Em países em desenvolvimento, as fontes renováveis contribuem para uma matriz energética diversificada e auxilia no crescimento. Fontes de energia renovável, como o vento, sol e biocombustíveis, podem e devem ser usadas para a preservação do planeta e melhor qualidade de vida de seus habitantes.

As energias renováveis, se forem mais bem aplicadas, apresentam um grande potencial para a questão energética mundial. O sol, vento, biomassa e ondas dos mares estão presentes em todo o mundo, precisando apenas de uma vontade maior dos governantes para serem aplicadas. A exploração da água, vento e energia solar direta não modifica o ambiente, pois não causa mudança na composição molecular ou atômica da matéria, não degrada tanto o meio ambiente. Se alguma mudança é ocasionada, seriam produzidos apenas alguns resíduos.

Nunca se investiu tanto em fontes limpas e renováveis. Novas tecnologias e modelos de negócio abrem espaço principalmente para o sol, o vento e a biomassa. Assim, cada dia mais temos que utilizar as energias renováveis para o bem de todos.

 

Fonte: Itatiaia

Leia a notícia original em: https://www.itatiaia.com.br/colunas/cristiana-nepomuceno/2023/06/29/energias-renovaveis

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery