Saiba Mais

RESPONSABILIDADE-SOCIOAMBIENTAL

Folha de bananeira é alternativa ao uso de plástico

A folha de bananeira já foi bastante utilizada pela cultura indígena e caiçara, ou seja, não é exatamente uma novidade. Mas o mercado de embalagens no Brasil, para produzir em larga escala, sempre incentivou o uso de invólucros nada sustentáveis, como os inúmeros plásticos que vemos diariamente nos supermercados. Recentemente, o CicloVivo publicou uma matéria sobre um supermercado na Tailândia que está testando a folha de bananeira como alternativa para evitar o uso excessivo de plásticos que embalam frutas e legumes. 

folha de bananeiraResistente, impermeável e flexível, ela também é biodegradável, ou seja, pode ser usada na compostagem ou, se descartada, irá se decompor naturalmente, de forma muito mais rápida em relação ao plástico, esses são alguns dos beneficios da folha de bananeira utilizada como embalagem. 

A princípio pode parecer que faz pouca diferença substituir plásticos por folhas de bananeira, diante de tantos outros agentes poluidores, mas vamos aos fatos: Um terço do lixo doméstico no Brasil é composto por embalagens. São inúmeros os materiais que são descartados diariamente após serem usados uma única vez. Imagine o impacto em um mês, em um ano, em um país com mais de 200 milhões de habitantes.


Segundo a Associação Brasileira de Embalagem (Abre), 38% dos ganhos da produção de embalagens veio do material plástico em 2017. Mas estamos em um momento da história que é preciso repensar o que parecia consolidado. Aliás, dar preferência a embalagens ecológicas não significa perda econômica. Segundo a diretora da Casa Santa Luzia, houve até um aumento na venda dos produtos e há planos de expandir a solução. 

Fonte: ciclovivo.com.br 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery