Saiba Mais

RESPONSABILIDADE-SOCIOAMBIENTAL

Preservação da Fauna também gera lucros

A preocupação com o meio ambiente e a proteção de animais silvestres não só é o caminho mais assertivo para um negócio sustentável, como também rende bom retorno na taxa de ocupação de hospedagens voltadas ao turismo de lazer. 

 

Um exemplo deste tipo de negócio é a Fazenda Capoava, localizada no estado de São Paulo, este empreendimento surgiu em 2001 com foco no turismo rural, mas logo começou a pensar na sustentabilidade e investiu na reestruturação florestal. 

 

A fazenda promove caminhada em trilhas de aventuras pela floresta estacional (área de transição da Mata Atlântica para o Serrado), observação de fauna, passeios a cavalo ou de bicicleta, brincadeiras noturnas no meio da mata e saídas de barco pelo lago.

 

O hotel também investe em espetáculos teatrais. “Temos o projeto De Olho nos Bichos, que ironiza fatos reais, baseado na convivência dos hóspedes com os animais silvestres (papagaios, araras, macacos-prego, saguis, entre outros) que circulam pelo local”, comenta a proprietária. 

Além de estimular a afinidade com os animais, a equipe da Fazenda Capoava também trata de ensinar como lidar em casos nos quais um ser humano se depara com um sapo ou uma cobra, por exemplo – sem que seja necessário um confronto, e garantindo que o bicho possa ser devolvido para o habitat natural. 

Biodiversidade e pesquisas científicas para ver de perto 

 

O Cristalino Lodge – hotel situado em meio à Floresta Amazônica, em uma área seis vezes maior que o Arquipélago de Fernando de Noronha – monitora e realiza pesquisas científicas, garantindo a preservação do meio ambiente. 

 

Inspirado na conservação da biodiversidade, o hotel Cristalino Lodge investe em captação de energia limpa, feita por meio de 60 placas fotovoltaicas que geram 2,3 MW por mês a jardins de permacultura para o tratamento da água e uso de produtos da horta orgânica. Segundo a gerente de vendas Priscilla, entre as práticas do empreendimento para garantir a preservação do meio ambiente foram decretadas reservas particulares de conservação em caráter perpétuo. 

 

Situado em plena Floresta Amazônica, o Cristalino Lodge foi todo pensado para que o hóspede tenha uma experiência completa, destaca Priscilla. “Desde a parte estrutural até a equipe preparada e disposta a ajudar os visitantes a desfrutarem do maior conforto em nossas acomodações”, completa. 

Outro exemplo é a fazenda Quinta da Estância, localizada em Viamão/RS, é uma propriedade com mais de 100 hectares, onde existe um criadouro conservacionista com finalidade pedagógica, onde são reproduzidos animais silvestres brasileiros, especialmente espécies em vias de extinção, como capivaras, emas, jacarés, araras, papagaios e tucanos. A fazenda recebe, identifica e recupera espécies provenientes do tráfico de animais silvestres apreendidos pelo Ibama, pela Brigada Ambiental e pela Polícia Federal. 

Outra atividade desenvolvida na fazenda é a preservação das matas nativas e ciliares da região, que protegem córregos, árvores, bugios, pássaros e outros animais residentes. O Quinta da Estância ainda tem uma unidade biológica, onde trata resíduos da água utilizada, para ser devolvida à natureza, sem contaminar o subsolo e lençóis freáticos. Considerada uma das maiores fazendas de turismo ecológico do País, a empresa gaúcha recebe mais de 80 mil visitantes do Brasil e do Uruguai. 

 

Fonte: jornaldocomércio.com 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat