Saiba Mais

RESPONSABILIDADE-SOCIOAMBIENTAL

Recifes de corais valem bilhões para o turismo

Os recifes de corais são superlativo, eles formam a maior estrutura viva, animal, do planeta e são o mais importante ecossistema marinho – de cada quatro peixes, três dependem dos corais para sua sobrevivência – a indústria do turismo, por sua vez, contribui para três metas de alta prioridade dos países em desenvolvimento: a geração de renda, emprego e ganhos em moeda estrangeira.

A este respeito, o setor do turismo pode desempenhar um papel importante como força motriz do desenvolvimento econômico. Globalmente, o turismo é uma indústria de US$ 3 bilhões por dia. Segundo recente relatório das Nações Unidas, em mais de 150 países, o turismo é um dos cinco principais exportadores de renda.

recifes de corais

Turismo e países em desenvolvimento

Os países em desenvolvimento são responsáveis por 40% das chegadas do turismo mundial e 30% das receitas do turismo. Infelizmente, por falta de estrutura e planejamento, o Brasil fica fora desses números, apenas 1% do fluxo mundial de turistas tem a ver conosco. Este é um dos setores econômicos que mais crescem no mundo, cerca de 9%, a 10% do PIB mundial vem do turismo.

recifes de coraisRecifes de corais e o turismo

O estudo, “Mapeando o Valor Global e a Distribuição do Turismo de Recifes de Coral”, diferencia o valor de muitas atividades na água – como mergulho e passeios de barco com fundo de vidro – do que os autores chamam de valores adjacentes ao recife. Estes últimos são os benefícios muitas vezes negligenciados que os recifes de corais oferecem: águas calmas e transparentes, vistas deslumbrantes, belas praias e frutos do mar.”

 

Mais de 70 países e territórios têm “milhões de dólares em recifes” – recifes que geram US $ 1 milhão ou mais por quilômetro quadrado a cada ano. Esses recifes geram empregos e ganhos críticos em divisas para muitos pequenos estados insulares que têm poucas fontes alternativas de emprego e renda. Em todo o mundo, cerca de 70 milhões de viagens por ano podem ser atribuídas a recifes de corais.”

A indústria de viagens e turismo tem uma participação na saúde dos recifes de coral. Viagens e turismo são indiscutivelmente a maior indústria do mundo.

Fonte: marsemfim.com.br

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery