Saiba Mais

RESPONSABILIDADE-SOCIOAMBIENTAL

SEMA lança mapa das áreas de areais do RS

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio grande do Sul – SEMA, disponibilizou um mapa atualizado das áreas de arenização no sudoeste do Estado. A base georreferenciada apresenta tanto áreas de areais expostos quanto áreas suscetíveis a sua formação e foi construída por meio de estudos técnicos realizados para o Relatório do Diagnóstico e Prognóstico dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí de 2011, abrangendo os municípios de São Francisco de Assis, Alegrete, Rosário do Sul, Quaraí, Maçambará, Manoel Viana, Itaqui, Cacequi, São Borja e Unistalda. 

O diretor do Departamento de Biodiversidade (Dbio) da Sema, Diego Pereira explica que o mapa irá colaborar com estudos técnicos existentes, bem como na tomada de decisão para gestão ambiental do território. “A espacialização destas áreas auxilia universidades, pesquisadores e técnicos por meio do acesso aos dados atualizados. Além disso, também auxilia no desenvolvimento do turismo ecológico e cultural nesta região, que detém paisagens singulares, inclusive com a presença de espécies raras e ameaçadas de extinção”, afirma. 

A metodologia para identificação das áreas de arenização foi desenvolvida pela Divisão de Controle e Monitoramento Ambiental do Dbio. 


Faça o download clicando aqui. 

Metodologia da Arenização

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery