
Ano de inicio: 2019
Status: ATIVO
Tipo de empreendimento: Órgão Público
Localização: São Paulo Estado: SP
Serviços Executados
A Ecossis Soluções Ambientais, empresa de consultoria ambiental, foi contratada para realizar a Avaliação da Qualidade da Água para a CETESB, na cidade de São Paulo.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB é a agência do Governo do Estado responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, assim sendo, compete a CETESB monitorar a qualidade da água, conforme legislação específica, das Áreas de Proteção e Recuperação dos Mananciais de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê.
De 2006 a 2015, foram publicadas leis específicas que criaram as Áreas de Proteção e Recuperação dos Mananciais (APRM), nas quais foram estabelecidas metas de qualidade da água.
Para realizar o acompanhamento e atendimento dessas metas, houve a necessidade de se conhecer a quantidade e qualidade da água dos principais afluentes dos reservatórios que abastecem a cidade de São Paulo, e esta será a tarefa da Ecossis Soluções Ambientais nesta empreitada.
O monitoramento que será realizado pela Ecossis, envolve o levantamento e a interpretação de dados relativos à quantidade e qualidade da água em cada APRM, cujos sistemas produtores de água são responsáveis pela maior parte do abastecimento da população de São Paulo.
São elas:
- APRM – GUARAPIRANGA
- APRM – BILLINGS
- APRM – ALTO JUQUERY
- APRM – ALTO TIETÊ CABECEIRAS
Os serviços realizados em cada área envolverão desde o planejamento das atividades até a execução dos serviços de medições de vazão e parâmetros de campo, com a realização da coleta e preservação de amostras de água bruta, entrega das amostras na CETESB para a realização das análises laboratoriais, inserção dos laudos e resultados das medições de vazão e de parâmetros de campo no Sistema de Informação INFOÁGUAS/CETESB e a apresentação da consciência e análise crítica dos dados do monitoramento.
O objetivo principal do monitoramento é obter dados e informações quali-quantitativos da água, através da determinação de variáveis físicas, químicas e biológicas, que possibilitem o conhecimento da situação atual sobre a água nas áreas de proteção e recuperação dos mananciais da bacia hidrográfica do Alto Tietê, de modo a constituir um marco referencial para verificação do atendimento à meta de qualidade da água, bem como seu aprimoramento.