Project Details

Monitoramento Arqueológico para Ambiental Limpeza Urbana

CASES-ambiental-VERSAO-QUADRADA-800X800-PEDIDO-TAMIRISECOSSIS-2020-by-bkstgdigital

Ano de inicio: 2020

Status: Em execução

Tipo de empreendimento: Infraestrutura e Saneamento

Localização: Itajaí  Estado: SC

Ecossis foi contrata pela empresa catarinense de limpeza urbana e saneamento, a Ambientalpara realizar o Programa de Monitoramento Arqueológico para Ampliação do Aterro Sanitário de Itajaí. 

O Monitoramento Arqueológico consiste em uma fase do licenciamento ambiental, em geral vinculada à fase de Licença de Operação (LO), para obras com enquadramento na Portaria IPHAN 230. 

A obra é acompanhada, principalmente na fase de supressão vegetal, escavações, nivelamento e aterramentos, abertura de acessos, entre outros. O arqueólogo verifica a existência de ocorrências e sítios arqueológicos. 

O projeto de Monitoramento Arqueológico e Educação Patrimonial, elaborado pela Ecossis para empresa Ambiental, visa obter portaria de pesquisa para realização dos trabalhos de campo, curadoria e análise do material e, educação patrimonial com funcionários da obra, durante o de ampliação do aterro. 

A justificativa para a solicitação de estudos arqueológicos baseia-se nas Leis, Resoluções e Normativas que compõe o licenciamento ambiental, a fim de estudar e resguardar o patrimônio arqueológico por ventura impactado pelo empreendimento. 

O Programa de Educação Patrimonial, vinculado ao Monitoramento Arqueológico do Aterro Sanitário de Itajaí, tem como princípio repassar aos funcionários da obra, dados sobre o patrimônio local e arqueologia, de forma lúdica e interessante, a fim de desencadear um debate sobre o patrimônio das cidades em questão. 

O conhecimento produzido será extrovertido por meio de relatórios técnicos parciais, relatório técnico final, publicações de âmbito acadêmico e apresentações em simpósios e congressos e/ou, publicações dos relatórios no site da Ecossis. 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat