Project Details

Plano de Manejo da UC Pq. Ecológico Prefeito Rolf Colin

CASES-aguas-de-joiville-VERSAO-QUADRADA-800X800-PEDIDO-TAMIRISECOSSIS-2020-by-bkstgdigital

Ano de inicio: 2021

Status: ATIVO

Tipo de empreendimento: Sanemento

Localização: Joinville  Estado: SC

PLANO DE MANEJO EM JOINVILLE

A Ecossis foi contratada pela Companhia de Águas de Joinville para elaborar o Plano de Manejo da Unidade de Conservação Municipal Parque Ecológico Prefeito Rolf Colin.  A empresa pública de saneamento básico é responsável pelo tratamento e distribuição de água potável, além da coleta e tratamento de esgoto do município catarinense.

O Plano de Manejo desenvolvido pela equipe da Ecossis também  é denominado Plano de Gestão, pois orienta as formas de uso da área da Unidade de Conservação (UC), o manejo dos recursos naturais, bem como a implantação de estruturas físicas e recursos humanos necessários à gestão da unidade.

A equipe envolvida na execução deste projeto conta com mais de dez profissionais de diversas áreas profissionais, como biólogos, engenheiros ambientais, sociólogos, historiadores, arqueólogos, economistas e advogados.

Vale lembrar que as Unidades de Conservação são áreas instituídas pelo Poder Público que servem para proteger a diversidade biológica e os recursos genéticos. Estes espaços contribuem para o equilíbrio climático e manutenção da qualidade do ar; garantem alimentos saudáveis e diversificados; servem de base para produção de medicamentos; implantação de áreas verdes; para lazer, educação, cultura e religião e, ainda, para fornecimento de matéria-prima de diversos usos.

Importância de preservação
Devido ao Parque Ecológico Prefeito Rolf Colin estar localizado em uma zona favorável para a formação de chuvas, com a presença de muitas nascentes e, ser responsável por grande parte da produção de água, é de extrema importância a preservação desta área de vegetação nativa e dos recursos hídricos, tendo em vista, não somente a continuidade do abastecimento da cidade de Joinville, bem como a manutenção de todo ecossistema e belezas naturais que ali se encontram.

Saiba mais sobre o Plano de Manejo:
A elaboração do Plano de Manejo do Parque Ecológico Prefeito Rolf Colin – PEPRC foi dividida em sete etapas, sendo as seguintes:

  • ETAPA 1 – Organização do Planejamento;
  • ETAPA 2 – Levantamento Planialtimétrico;
  • ETAPA 3 – Levantamento e Análise de Dados e Informações;
  • ETAPA 4 – Oficinas de Planejamento Participativo (OPP);
  • ETAPA 5 – Consolidação dos Componentes Dinâmicos e Normativos;
  • ETAPA 6 – Estruturação e Consolidação preliminar do Plano de Manejo;
  • ETAPA 7 – Consolidação e Entrega do Plano de Manejo do PEPRC;

Saiba mais sobre o Parque Ecológico de Joinville:
O local foi criado em 1995, através do Decreto Municipal nº 6.959/1992, com o objetivo de garantir a preservação da Floresta Atlântica e da fauna e flora da região, manter os recursos naturais em seu estado original, visando garantir a qualidade da água captada do rio Piraí, efetuada pela Estação de Tratamento de Água Piraí, que constitui um dos mananciais responsáveis por parte do abastecimento de água da população do município de Joinville.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *