Project Details

Plano de segurança para CODEBA

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0026_LOGO-27-CODEBA-e1519843958117

Ano de inicio: 2018

Status: ATIVO

Tipo de empreendimento: Porto

Localização: Ilhéus  Estado: BA

Ecossis realiza elaboração de Estudos de Risco, Programas de Gerenciamento de Riscos e Planos de Emergência nos Portos da Codeba na Bahia.

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) é uma autoridade portuária que tem como finalidade administrar e explorar os portos de Salvador, Ilhéus e Aratu-Candeias. Compete a Codeba, entre outras atribuições, promover a realização de estudos, planos e projetos e realização de obras e serviços, de construção, ampliação, melhoramento, manutenção, operação dos portos e instalações portuárias sob sua jurisdição e responsabilidade. Como também apoiar à ANTAQ na fiscalização dos contratos de arrendamentos e das cessões de áreas e instalações portuárias.

Atendendo suas atribuições, em 2018, a Codeba realizou a contratação da Ecossis Soluções Ambientais para que realizasse a elaboração de Estudos de Risco, Programas de Gerenciamento de Riscos e dos Planos de Emergência dos Portos da Codeba (Ilhéus, Salvador e Aratu-Candeias), visando adequações às exigências do Ibama, para obtenção da Licença Ambiental de Operação dos três Portos da Companhia. O objetivo foi identificar, analisar, avaliar e propor medidas de controle e tratamento para os riscos envolvidos nas operações e atividades portuárias nos Portos da Codeba.

A composição da equipe técnica foi formada por profissionais com experiência comprovada na elaboração dos estudos específicos exigidos no edital e foi formada por engenheiros ambientais e oceanógrafo.

Nos primeiros 10 dias após assinatura do contrato, a Ecossis apresentou um Plano de Trabalho com atividades agrupadas para cada Porto. Este Plano apresentou uma ordenação de tarefas, levantamento de dados junto à Codeba, além de reuniões e interação com a equipe de profissionais dos portos, com forma a obter informações e permitir a correta elaboração dos estudos. O cronograma desenvolvido pela Ecossis ainda identificou todas as atividades necessárias para a elaboração das respectivos ações, cumprindo o prazo de execução.