Project Details

chesf

Programa de Monitoramento Arqueológico para CHESF

CHESF

Ano de inicio: 2020

Status: ATIVO

Tipo de empreendimento: Energia

Localização: Rio Grande do Norte

Ecossis está realizando o Programa de Monitoramento Arqueológico da CHESF – Companhia Hidrelétrica do São Francisco, para as obras da LT 230KV Mossoró II-Açu II e Paraiso-Açu II, empreendimento localizado no estado do Rio Grande do Norte. 

Este projeto tem como objetivo acompanhar a implantação do empreendimento e os riscos de modificações paleocultural e ambiental da área de influência direta, evitando assim possíveis perdas definitivas de vestígios de culturas extintas. 

O empreendimento consiste na construção de cerca de 133km de linha de transmissão em 230kv em circuito simples, LT 230KV Mossoró II – Açu II e Paraiso-Açu II contará com 249 estruturas dispostas ao longo da faixa de servidão. 

O monitoramento arqueológico visa garantir a regularidade arqueológica das obras de instalação das Linhas de Transmissão 230kv Mossoró II/ Açu II e Paraiso/Açu, conforme Portaria e Parecer emitidos pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 

O monitoramento se dará através do procedimento de abertura de cavas, afim de detectar vestígios arqueológicos no subsolo e os impactos decorrentes da implantação deste empreendimento sobre o Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural existente nas Áreas Diretamente Afetadas (ADA).  

As etapas do projeto ocorrerão na seguinte ordem: 

  1. Confecção do Projeto de Acompanhamento Arqueológico; 
  2. Obtenção de Portaria IPHAN; 
  3. Realização da etapa de campo que consiste no monitoramento e acompanhamento, sempre por um ou mais arqueólogos em campo, a fim de garantir a prevenção e salvaguarda do patrimônio arqueológico; 
  4. Confecção do Relatório de Monitoramento/Acompanhamento Arqueológico. 

O projeto foi iniciado em março de 2020, tem um cronograma de obras com previsão de 12 meses e conta com uma equipe experiente de arqueólogos e técnicos de gabinete, que estarão realizando o monitoramento de todo o trecho da linha de transmissão. 

Open chat