Saiba Mais

CHESF

0
Setores: Energia e Órgão Público

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – CHESF, empresa de economia mista, foi criada pelo Decreto nº 8031, de 03/01/45 e constituída em 15/03/48, controlada pelas Centrais Elétricas Brasileiras – ELETROBRÁS, com a missão de produzir, transmitir e comercializar energia elétrica, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da Região Nordeste do Brasil.

O sistema de geração da CHESF é hidrotérmico, com sensível predominância hidráulica responsável por percentual próximo a 97% da produção total. Este parque gerador tem 10.615 MW de potência instalada, sendo composto por 14 usinas hidrelétricas, supridas por nove reservatórios com capacidade de armazenamento máximo de 56,8 bilhões de metros cúbicos de água, e uma usina térmica bicombustível. O sistema de transmissão é composto por 19.706 km de linhas de transmissão em operação e 116 subestações. Embora tenha na Região Nordeste a maior parcela de seu mercado, a CHESF já comercializa energia nas diversas regiões do país.

Das 14 Hidrelétricas, 9 estão no Rio São Francisco, 2 no Rio Contas (BA), 1 no Rio Parnaíba(PI), 1 nos Rios Piancó e Aguiar (PB), 1 no Rio Acaraú (CE).

Desde a criação do novo modelo do Setor Elétrico, a Companhia vem desenvolvendo ações no âmbito empresarial, para participação nos empreendimentos que são leiloados pela ANEEL, constituindo Sociedades de Propósito Específico – SPE, para implantação e operação de usinas hidrelétricas, eólicas, e linhas de transmissão e subestações.

(Fonte: http://www.chesf.gov.br/)

A Ecossis auxilia a CHESF na implantação de medidas mitigadoras ou compensatórias ao cumprimento de condicionantes às licenças ambientais para implantação de seus empreendimentos. Atualmente encontra-se em fase de execução o Programa de Educação Ambiental e Subprograma de Prevenção, Monitoramento e Controle de Queimadas para as Linhas de Tansmissão Penedo e Milagres.