Ano de inicio: 2020
Status: Concluído
Tipo de empreendimento: Linha de Distribuição de Alta Tensão – LDAT Londrina Sul-Apucarana
Localização: Londrina, Arapongas e Apucarana
Estado: PR
A Ecossis foi contratada para executar o Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico – PAIPA, e elaborar o Relatório de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico – RAIPA, para os empreendimentos LDAT 138 kV Londrina Sul-Igapó, LDAT 138 kV Londrina Sul-Arapongas e LDAT 138 kV Londrina Sul-Apucarana, localizados no estado do Paraná.
O projeto teve por objeto a prestação de serviços, no âmbito dos Programas de Arqueologia Preventiva e Educação Patrimonial, tais como:
- Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico;
- Relatório de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico;
- Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico;
- Relatório do Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico;
- Projeto Integrado de Educação Patrimonial;
- Relatório Integrado de Educação Patrimonial para todos os empreendimentos.
O projeto teve ações laboratoriais e de gabinete abrangendo os sítios arqueológicos Tapiti e Ynambu, consistindo na curadoria e análise de 147 artefatos de interesse e relevância arqueológica. Dentre o material, 74% correspondem a material cerâmico e 26% a artefatos líticos.
As coleções foram constituídas a partir de um conjunto diversificado de métodos aplicados em campo, por ordem: evidenciação dos artefatos; coleta de superfície; poços testes; sondagens 1m² e observação de perfis.
Toda a análise foi realizada no Laboratório de Arqueologia da Ecossis. Após análise o material foi embalado para seguir ao Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-história da Universidade Estadual de Maringá, no estado do Paraná, responsável pela guarda do material.