Project Details

COPEL

Serviços Arqueológicos – PAIPA e RAIPA para COPEL

Programa de Monitoramento de Aves e Morcegos em LT da Copel no PR

Ano de inicio: 2020

Status: Em andamento

Tipo de empreendimento: Linhas de Distribuição

Estado: PR

A Ecossis foi contratada para executar o Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico (PAIPA) e elaborar o Relatório de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico (RAIPA) para os empreendimentos LDAT 138 kV Londrina Sul-Igapó, LDAT 138 kV Londrina Sul-Arapongas e LDAT 138 kV Londrina Sul-Apucarana, localizados no estado do Paraná. 

 

O projeto elaborado e executado pela Ecossis Soluções Ambientais tem por objeto a prestação de serviços, no âmbito dos Programas de Arqueologia Preventiva e Educação Patrimonial, tais como: 

  1. Projeto de avaliação de impacto ao Patrimônio Arqueológico;
  2. Relatório de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico;
  3. Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico; 
  4. Relatório do Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico;
  5. Projeto Integrado de Educação Patrimonial; e, 
  6. Relatório Integrado de Educação Patrimonial para os empreendimentos LDAT 138 kV Londrina Sul-Igapó, LDAT 138 kV Londrina Sul-Arapongas e LDAT 138 kV Londrina Sul-Apucarana.

O projeto teve início em fevereiro de 2020 encontra-se em execução e neste período, foram realizadas ações laboratoriais e de gabinete nos sítios arqueológicos Tapiti e Ynambu. 

Estas ações consistiram na curadoria e análise de 147 artefatos de interesse e relevância arqueológica. Dentre o material 74% (109) correspondem a material cerâmico e 26% (38) a artefatos líticos. 

As coleções foram constituídas a partir de um conjunto diversificado de métodos aplicados em campo, por ordem: a evidenciação dos artefatos; coleta de superfície; poços testes; sondagens 1m² e observação de perfis. 

Toda a análise foi realizada no Laboratório de Arqueologia da Ecossis Soluções Ambientais, após a análise o material foi embalado para seguir ao Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-história da Universidade Estadual de Maringá no estado do Paraná, responsável pela guarda do material. 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat