A 11ª edição do evento, que debateu a situação das águas, energia renovável e tratamento de resíduos sólidos, ocorreu nos dias 8 e 9 de maio, em Porto Alegre. Foto: Matheus Bellini
A edição 2023 do Seminário Cidade Bem Tratada retomou os painéis presenciais durante os dias 8 e 9 de maio. Realizado desde 2012, coloca em debate a situação atual das águas, energias renováveis e resíduos sólidos, e especialmente a pauta de como uma cidade pode se desenvolver com total respeito à natureza. A realização é da Fundação Mata Atlântica e Ecossistemas com patrocínio da Ecossis Soluções Ambientais. O seminário ocorreu no Auditório Sede do Ministério Público, em Porto Alegre.
Conforme o biólogo e diretor executivo da Ecossis Soluções Ambientais, Gustavo Duval Leite, “foi uma experiência muito positiva para gerar conexões que visam a problemática e soluções ambientais”, disse. A programação do evento destacou uma série de atividades com foco em assuntos como a política nacional de resíduos sólidos; cidades ecointeligentes: a tecnologia como aliada na busca de soluções ambientais para as cidades; soluções baseadas na natureza: com o objetivo de enfrentar e minimizar as mudanças climáticas; e mobilidade e energia descarbonizadas.
Entre os convidados palestrantes, nomes como a promotora de justiça Annelise Steigleder; a pedagoga e fundadora do Projeto Pró-CREP – Cooperativa de Triagem de Resíduos Sólidos, de Palhoça (SC), Hélia Alice dos Santos; o presidente executivo da Associação Brasileira das Indústrias do Vidro (Abividro), Lucien Belmonte; o engenheiro florestal e coordenador da Divisão de Infraestrutura e Saneamento Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (Sema/RS), Walter Souza; a co-fundadora e diretora de Operações da Grilo Mobilidade – Inovação da mobilidade por meio de transporte descarbonizado, Leronor Moura; e o CEO da TrashIn – Inovação na gestão de resíduos por meio da tecnologia, Sergio Finfger.