Setores: Energia
Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó
Com capacidade energética equivalente a 25% de todo o consumo de energia do Estado de Santa Catarina ou a 18% do consumo do Rio Grande do Sul, com quatro unidades geradoras, a Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó tem uma potência instalada de 855 megawatts. É energia suficiente para abastecer mais de cinco milhões de lares.
A Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó está instalada no Rio Uruguai, entre os municípios de Águas de Chapecó, em Santa Catarina, e Alpestre, no Rio Grande do Sul. A casa de força, onde as unidades geradoras estão abrigadas, fica totalmente localizada em Alpestre.
O reservatório da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó tem uma área de 79,2 Km², dos quais 40,0 Km² correspondem à própria calha do rio Uruguai. Sendo assim, apenas 39,2 Km² foram inundados para a formação do lago, tornando a Foz do Chapecó uma das usinas com menor coeficiente área alagada/potência instalada do País.
A Foz do Chapecó Energia mantém diversos programas socioambientais na área de abrangência da Usina que, por meio de monitoramentos e controles periódicos supervisionados pelo órgão licenciador da hidrelétrica, o IBAMA, buscam a mitigação e a prevenção de impactos que eventualmente possam ser ocasionados pela operação do empreendimento.
Dentre as ações mantidas pela empresa, pode-se destacar o monitoramento do clima e da qualidade da água do reservatório, atividades de educação ambiental em escolas e comunidades, monitoramento da fauna e da ictiofauna, bem como da produtividade pesqueira, controle de processos erosivos e monitoramento sismológico.
A Ecossis Soluções Ambientais executa o monitoramento da Área de Preservação Permanente – APP do reservatório da UHE, que tem por objetivo coibir qualquer tipo de interferência que venha a ocorrer nesta área, sem prévia autorização, afim de garantir a preservação ambiental e patrimonial dos locais que abrangem a APP, A Ecossis também realiza o monitoramento de Macrófitas Aquáticas nos tributários que alimentam o reservatório, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das mesma, evitando infestações.
Saiba mais em www.fozdochapeco.com.br