Saiba Mais

Começou o COP27 no Egito; veja o que esperar

Começou neste domingo (6/11) a cúpula internacional do clima COP27, em Sharm el-Sheikh, no Egito. Devem estar presentes mais de 30 mil delegados, de cerca de 200 países.

A reunião acontece no Centro Internacional de Convenções da cidade até o dia 18 de novembro. O objetivo é discutir detalhes sobre como desacelerar as mudanças climáticas e ajudar países que já sentem seus impactos.

A COP27 é a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Ela reúne representantes oficiais de governos e da sociedade civil.

As COPs são as maiores e mais importantes conferências anuais relacionadas ao clima.

A primeira delas aconteceu em 1994, após 197 países assinarem um tratado se comprometendo a estabilizar as concentrações de gases do efeito estufa. O tratado foi assinado na conferência ECO-92, que aconteceu no Rio de Janeiro, organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O que esperar da COP27

De acordo com a ONU, a determinação do planeta em combater o aquecimento global deve ser posta em xeque, à medida que acontecem inundações no Paquistão, África do Sul e Nigéria, ondas de calor são registradas no Ártico e em toda a Europa e secas recordes acontecem no oeste dos Estados Unidos e na França.

Um relatório da ONU divulgado em outubro mostrou que a maioria dos países está atrasada em seus compromissos existentes de reduzir a produção de carbono, com as emissões globais de gases de efeito estufa a caminho de aumentar 10,6% até 2030 em comparação com os níveis de 2010.

Apenas 24 dos quase 200 países participantes das negociações da COP27 apresentaram planos de redução de emissões novos ou atualizados desde a conferência climática da ONU do ano passado em Glasgow, na Escócia. Na ocasião, todos se comprometeram a fazê-lo, de acordo com a agência climática da ONU.

De acordo com a coordenação, a COP27 será sobre “sair das negociações e planejar a implementação” de todas as promessas feitas.

Nesse contexto, grande parte dos países está lidando com as consequências da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, além dos preços crescentes dos alimentos e combustíveis, juntamente com a desaceleração do crescimento econômico.

Como apontou a agência Reuters, a tensão nas relações este ano entre os principais emissores de gases de efeito estufa, China e Estados Unidos, preocupa especialistas em relação às expectativas para a conferência.

Os dois países, que já disputavam protagonismo mundial, viram a guerra na Ucrânia e a pandemia acelerarem a rivalidade entre chineses e americanos. As sanções internacionais à Rússia fizeram Moscou se aproximar de Pequim, e a China reduziu sua dependência do Ocidente.

De acordo com a Reuters, o gás natural também pode ser destaque na COP, dada a sua importância para o continente anfitrião, o Egito. Os países africanos ricos em petróleo argumentam que têm o direito de desenvolver seus recursos, especialmente porque a Europa busca novos fornecedores para substituir a Rússia.

Fonte: CNN Brasil

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery