Desde abril de 2020, em cumprimento ao Programa de Controle das Emissões Atmosféricas (PCEA), programa que faz parte do Plano de Controle Ambiental elaborado e executado pela Ecossis Soluções Ambientais para a CODEBA – Companhia das Docas do Estado da Bahia, a equipe técnica da Ecossis tem realizado mensalmente o monitoramento de fumaça preta no Porto de Ilhéus.
No período de abril de 2020 a junho de 2021 foram monitorados quase 200 veículos movidos a diesel. Durante a realização deste monitoramento, aferido através da escala de Ringelmann, é feita ação de sensibilização dos motoristas com entrega de folder explicando o que causa a fumaça preta, como preveni-la e a importância do monitoramento.
Outra importante atividade do PCEA é o monitoramento de partículas totais em suspensão. Em junho de 2021, foi instalado um equipamento (HI-VOL) no Porto de Ilhéus para o monitoramento de material particulado. O monitoramento que ocorre durante 24h, antes era feito trimestralmente, mas a partir de julho/2021 será feito uma vez por mês, contribuindo para construção de um banco de dados e histórico da qualidade do ar no entorno do Porto. Esse monitoramento de julho coincidirá com a entrada de caminhões no Porto carregados com a safra de soja.