Saiba Mais

projetos ecossis

Ecossis realiza controle de Emissões Atmosféricas no Porto de Ilhéus

Desde abril de 2020, em cumprimento ao Programa de Controle das Emissões Atmosféricas (PCEA), programa que faz parte do Plano de Controle Ambiental elaborado e executado pela Ecossis Soluções Ambientais para a CODEBA – Companhia das Docas do Estado da Bahia, a equipe técnica da Ecossis tem realizado mensalmente o monitoramento de fumaça preta no Porto de Ilhéus.  

No período de abril de 2020 a junho de 2021 foram monitorados quase 200 veículos movidos a diesel. Durante a realização deste monitoramento, aferido através da escala de Ringelmann, é feita ação de sensibilização dos motoristas com entrega de folder explicando o que causa a fumaça preta, como preveni-la e a importância do monitoramento. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outra importante atividade do PCEA é o monitoramento de partículas totais em suspensão. Em junho de 2021, foi instalado um equipamento (HI-VOL) no Porto de Ilhéus para o monitoramento de material particulado. O monitoramento que ocorre durante 24h, antes era feito trimestralmente, mas a partir de julho/2021 será feito uma vez por mês, contribuindo para construção de um banco de dados e histórico da qualidade do ar no entorno do Porto. Esse monitoramento de julho coincidirá com a entrada de caminhões no Porto carregados com a safra de soja. 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat