Ano de inicio: 2016
Status: Finalizado
Tipo de empreendimento: Aeroporto
Localização: Estado: MG
Ano de inicio: 2016
Status: Finalizado
Tipo de empreendimento: Aeroporto
Localização: Estado: MG
Os estudos fazem parte do convênio entre a Secretaria da Aviação Civil – SAC e o Banco do Brasil, que contratou a Ecossis com a finalidade de realizar a elaboração de estudos ambientais especializados e necessários para a obtenção do licenciamento ambiental das obras de instalação, reforma e regularização, dos aeródromos (pequenos aeroportos) localizados nos municípios do Estado de Minas Gerais
Os serviços executados compreenderam a Assessoria e Elaboração de estudos, relatórios, planos e projetos, sendo Estudos de Impacto Ambiental e respectivo Relatório (EIA-RIMAs), Planos de Controle Ambiental (PCAs), Relatórios Ambientais Simplificado (RAS) e Relatórios de Controle Ambiental (RCA), para o licenciamento ambiental e regularização dos 29 aeródromos localizados no estado de Minas Gerais.
Saiba mais sobre a Ecossis
Fundada em 2006 pelos biólogos Gustavo Leite e Juliano Moreira, a Ecossis Soluções Ambientais nasceu para atender à uma crescente demanda da sociedade por soluções ágeis e eficientes na área de meio ambiente. Este mesmos pilares norteiam a política, valores e princípios de trabalho até hoje em todos seus projetos.
A Ecossis Soluções Ambientais é uma empresa de meio ambiente que presta serviços de assessoria e consultoria ambiental para os mais diversos setores da sociedade tais como, infra-estrutura, energia, mineração, agronegócio, órgãos públicos e entre outros.
Nossas soluções buscam ser economicamente viáveis, socialmente justas e ambiental corretas, tendo como base na legislação e as peculiaridades de segmento que atuamos, para que todos nossos clientes, não somente tenham satisfação com nossos serviços, mas que seus projetos alcancem o desenvolvimento sustentável.
Ano de inicio: 2017
Status: Finalizado
Tipo de empreendimento: Saneamento
Localização: Vitória Estado: ES
A Ecossis realizou para CESAN a Elaboração de estudos ambientais, compreendendo um Relatório de Controle Ambiental – RCA, um PACUERA e um PRAD, para a Barragem do Rio Jucu no ES.
A CESAN – Companhia Espírito-Santense de Saneamento contratou a elaboração do Relatório de Controle Ambiental (RCA), Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entrono de Reservatório Artificial (PACUERA) e Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), estes foram desenvolvidos para atender os termos de referência e legislação específica dos órgãos ambientais do Espírito Santo, responsáveis pelo Licenciamento Ambiental da Barragem do Rio Jucu – Braço do Norte/ES.
Os estudos realizados para CESAN foram necessários devido a implantação de Barragem no Rio Jucu, concebida para a reservação de água, minimizando efeitos de estiagens prolongadas, e garantindo vazão firme para abastecimento da região metropolitana de Vitória nos próximos anos, uma vez que a captação atual é feita a fio d`água.
O RCA apresentou a descrição geral do projeto, estudos de alternativas locacionais, identificação da área de influência do empreendimento, diagnóstico ambiental da área de influência (meio físico, meio biótico, meio antrópico), prognóstico ambiental, relatório fotográfico e conclusões.
O PACUERA contemplou o embasamento legal, objetivos, informações gerais, caracterização da barragem de abastecimento público e seu entorno, diagnóstico socioambiental, descrição das medidas de conservação e do uso no entorno do reservatório, relatório fotográfico, bibliografia.
O PRAD continha as informações gerais com diagnóstico da área a ser recuperada e do entorno da área a ser recuperada, objetivo da recuperação, planejamento da recuperação, resultados esperados e cronograma físico, definições, justificativas e dados do responsável técnico.
Abaixo reportagem publicada, após a assinatura do contrato e reunião técnica, realizada entre os membros da CESAN e o Diretor técnico da Ecossis, Sr. Juliano Moreira e o gerente de Projetos, Jean Antônio.
Saiba mais sobre a Companhia Espírito Santense de Saneamento em www.cesan.com.br
Ano de inicio: 2019
Status: Finalizado
Tipo de empreendimento: Órgão Público
Localização: Corumbá Estado: MS
Serviços Executados
O RCA é o Relatório de Controle Ambiental e consiste em um instrumento exigido como parte do processo de regularização ambiental de atividade enquadrada pelo órgão ambiental competente, como efetiva ou potencial causadora de impacto ambiental.
O RCA e PCA elaborado pela Ecossis para a Infraero englobou as atividades desenvolvidas no aeroporto, as instalações existentes e as áreas patrimoniais do aeroporto, este projeto tinha como objetivo obter o licenciamento ambiental junto ao IBAMA do Mato Grosso do Sul, especificamente a obtenção da Licença de Operação – LO das atividades das instalações já existentes.
O projeto que a Ecossis executou continha em seu escopo a realização do Diagnóstico Ambiental da área de Influência, Identificação e Avaliação de Impactos Ambientais e a proposição de medidas mitigadoras.
O Plano de Controle Ambiental – PCA apresentado possui os planos e programas ambientais que devem ser implementados no Aeroporto de Corumbá no final do projeto. Estes programas têm o intuito de monitorar e controlar os impactos socioambientais, assim como aferir a eficiência das medidas mitigadoras propostas.
Ano de inicio: 2020
Status: ATIVO
Tipo de empreendimento: Infraestrutura e Saneamento
Localização: Porto de Ilhéus Estado: BA
Serviços Executados
Ecossis executa o Plano de Controle Ambiental para a CODEBA – Companhia das Docas do Estado da Bahia, no Porto de Ilhéus.
O projeto elaborado e executado pela Ecossis tem como objetivo principal realizar a adequação do Plano de Controle Ambiental (PCA) para o pleno cumprimento das condicionantes ambientais, além de prestar apoio técnico à gestão ambiental do Porto Organizado de Ilhéus.
O projeto foi dividido em 2 fases, sendo que a Fase 1, já concluída, foi a realização da adequação do Plano de Controle Ambiental (PCA) do Porto Organizado de Ilhéus às recomendações do Parecer Técnico do IBAMA e do Plano de Gestão Ambiental (PGA).
A fase 2, que iniciou em março de 2020, trata da implantação e execução dos planos e programas ambientais, bem como a realização de atividades de acompanhamento e supervisão das atividades e ações de controle ambiental realizadas durante a operação.
Os planos e programas do PCA foram separados em blocos de atuações que serão realizados durante os próximos 12 meses:
BLOCO 1: GESTÃO
BLOCO 2: MEIO FÍSICO
BLOCO 3: MEIO BIÓTICO
BLOCO 4: MEIO SOCIOECONÔMICO
O primeiro programa executado, o PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL, iniciou em março de 2020 e aborda o processo de gerenciamento das ações ambientais vinculados a planos e programas ambientais, com vistas ao cumprimento da Licença de Operação do Porto Organizado de Ilhéus, além de possibilitar o acompanhamento destes pelos órgãos ambientais e pela sociedade em geral.
Em abril de 2020, foram realizadas atividades referentes aos programas de:
A equipe envolvida neste projeto que contém um total de 17 programas e tem duração de 12 meses é multidisciplinar. As atividades de coordenação e execução de campo são realizadas por Biólogos, Eng. Ambientais e Cientista Social.