No dia 29 de março a equipe da Ecossis desenvolveu uma nova atividade do Programa Bem-estar Portuário para os colaboradores do Porto de Ilhéus, na Bahia. A ação da Companhia das Docas do Estado da Bahia – CODEBA tem como objetivo levar informação com temas sobre saúde e bem-estar para os trabalhadores portuários de Ilhéus
Na ocasião, os trabalhadores tiveram a oportunidade de ouvir uma palestra com a enfermeira pós-graduada em emergência e bombeira militar, Nina Vieira Passos Pereira, que falou um pouco sobre as IST´s (infecções sexualmente transmissíveis) e também sobre o câncer no colo do útero.
“Quando a gente fala de infecções sexualmente transmissíveis a gente entra em um viés essencial da saúde pública que é pouco discutido. Em geral têm uma questão cultural de não expor a sua vida íntima de contar para alguém que está com alguma sintomatologia diferente, o que dificulta o diagnóstico e expõe a população a outras fases mais graves das doenças, até a mortalidade como por exemplo HPV que está intimamente atrelada ao câncer de colo de útero”, esclareceu a enfermeira Nina Pereira.
Após a palestra, os colaboradores do Porto de Ilhéus puderam fazer testes rápidos para a identificação de IST´s, com a equipe da enfermeira Patrícia Moura. Também foi servido um coffe-break para os trabalhadores, um momento onde todos, mesmo de áreas diferentes, puderam interagir e fortalecer as relações interpessoais.
O evento contou com a presença de Luiz Alberto Campos da Silva, gerente do Porto de Ilhéus. O Programa Bem-estar Portuário conta com apoio da secretaria Municipal de Saúde, e faz parte do Plano de Controle Ambiental e das condicionantes de validade da licença ambiental exigidas pelo IBAMA.
Estas atividades fazem parte do Plano de Controle Ambiental executado pela Ecossis para CODEBA no Porto de Ilhéus.