Saiba Mais

RESPONSABILIDADE-SOCIOAMBIENTAL

Novo Museu de História Natural em Curitiba

A cidade de Curitiba deve ganhar em breve um novo Museu de História Natural, a Câmara Municipal aprovou a aquisição, por meio de permuta, de dois lotes de terrenos com área total de 4.817,5 m², às margens da Linha Verde e nos fundos do Jardim Botânico. 

Neste espaço que a prefeitura pretende instalar o novo museu, que deve reunir os acervos de museus da Universidade Federal do Paraná (UFPR), do Museu de História Natural do Capão da Imbuia e do Museu Botânico Municipal. 

museu

O Museu de História Natural do Capão da Imbuia já é referência nacional para pesquisadores. Conta com áreas de exposições que apresentam diversos ecossistemas e seus animais e um local reservado para a mostra de animais taxidermizados, com as aves de rapina e animais em extinção. Na área de pesquisa, desenvolve trabalhos com fauna, biodiversidade urbana, saúde pública e espécies bioindicadoras, além de ecologia e conservação da fauna e remanescentes florestais urbanos. Antes pertencente ao Museu Paranaense, é de responsabilidade da prefeitura de Curitiba desde 1981. 

Já o Museu Botânico Municipal, fica instalado no Jardim Botânico e teve sua origem a partir da coleção particular de 18 mil exsicatas (plantas secas, tratadas e fixadas em cartolina, identificadas e preservadas) doada a Curitiba pelo botânico curitibano Gerdt Guenther Hatschbach. Hoje dispõe de um Centro de Informação Botânica e de um herbário com aproximadamente 400 mil exsicatas do Brasil e exterior. 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que ainda não há um projeto para o novo museu, mas que isso não vai impedir que o museu seja inaugurado muito em breve. 

 

Fonte: gazetadopovo

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery