Ano de inicio: 2014
Status: Concluído
Tipo de empreendimento: Usina Hidrelétrica – UHE Queimado
Localização: Cabeceira Grande, Unaí e Cristalina Estado: MG e GO
A UHE Queimado, está no Rio Preto, entre os municípios de Cabeceira Grande, Unaí (Minas Gerais) e Cristalina (Goiás). Queimado conta com 3 (três) unidades geradoras, totalizando 105 MW de potência instalada. Seu reservatório possui cerca de 36,26 km² de área inundada e capacidade máxima de acumulação 477,98 hm³.
A Ecossis realizou a atualização do Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatórios – Pacuera da UHE Queimado, e a elaboração do Plano de Integrado de Relacionamento com as Comunidades do Entorno das Hidrelétricas do Consórcio CEMIG/CEB.
O PACUERA, tem a finalidade de orientar o uso disciplinado do reservatório de acordo com a legislação e normas operativas do empreendimento e com os estudos de fragilidade e planos ambientais existentes, visando à conservação ambiental dos recursos hídricos.
As etapas de trabalho para atualização do PACUERA da UHE Queimado foram:
- Revisão bibliográfica e consolidação de dado já existentes do substrato geológico e hidrogeologia, relevo, uso e ocupação dos solos, clinografia, cobertura vegetal, fauna, recursos hídricos, fontes poluidoras, restrições legais e aspectos socioeconômicos;
- Elaboração de produtos intermediário e Diretrizes;
- Revisão e atualização da caracterização dos Meios Físico, Biótico e Socioeconômico Ambiental;
- Elaboração do zoneamento socioambiental do entorno do reservatório;
- Proposição de Medidas de Conservação, Recuperação e Potencialização da Conservação dos Recursos Naturais; Plano de Gestão de APP – Área de Preservação Permanente;
- Elaboração de Mapas e Elaboração de Plano de Comunicação Social.
O Plano de Comunicação Social objetivou garantir o esclarecimento e a construção de uma relação positiva, transparente e de diálogo com os diversos setores sociais afetados pelo empreendimento. O Plano contribuiu para o processo educativo e de sensibilização ambiental das populações afetadas, possibilitando que estas esclarecessem suas dúvidas e fossem informadas sobre as principais ações do empreendimento, utilizando para tanto, os seguintes instrumentos: comunicação direta (corpo-a-corpo); redes sociais; boletins e panfletos informativos, cartazes; serviços de ouvidoria, entre outros.