Saiba Mais

RESPONSABILIDADE-SOCIOAMBIENTAL

Teto verde e Horta Orgânica são atrações de Shopping

O Shopping Eldorado é um centro comercial que ficou famoso por possuir um teto verde. Restos de comida da praça de alimentação do Shopping Eldorado em São Paulo, se transformam em adubo para uma horta com cultivo de verduras, hortaliças e legumes destinados aos funcionários. 

Em vez de seguir para aterros sanitários, os quase 800 quilos de restos de comida deixados nos pratos são separados por funcionários e levados para compostagem em uma usina de tratamento no próprio prédio, após são utilizados no teto verde do shopping. 

Enzimas especiais retiram o odor e a umidade dos alimentos e transformam essa matéria orgânica em adubo, utilizado para cultivar hortaliças, legumes e verduras em uma área de 5 mil m² no telhado do shopping, uma gigantesca horta orgânica. Toda a operação, da separação ao cultivo, é realizada por funcionários do empreendimento. 

Sustentabilidade é a palavra de ordem da horta, em funcionamento desde 2012: os pés de berinjela, alface, pimenta, cebolinha, couve-flor, abobrinha, repolho, pimentão, salsinha, hortelã e capim-cidreira são plantados em caixas plásticas e baldes reciclados e o sistema de irrigação utiliza água de reuso para as regas. Os alimentos provenientes da hortatodos livres de agrotóxicossão distribuídos aos funcionários do shopping. 

O shopping, que fica localizado no endereço: Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros, São Paulo – SP, organiza visitas semanais, sempre às terças-feiras, para quem deseja conhecer as hortas, entender o funcionamento do teto verde e receber dicas de como reproduzir em casa. 

Saiba mais sobre Gerenciamento de Resíduos.

Fonte: revistacasaejardim.globo.com 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat