Tubarão-frade reaparece após 30 anos na Califórnia
Uma onda de avistamentos de espécimes do tubarão-frade por pescadores e turistas locais está dando esperanças aos conservacionistas.
O Tubarão-frade
A espécie é encontrada em todos os oceanos temperados do mundo, e é o segundo maior peixe do oceano, atingindo mais de 10 metros de comprimento e pesando até 6 toneladas. Embora gigantes e assustadores, eles somente se alimentam de plâncton, por isso são vistos constantemente nadando com a boca aberta.
No início dos anos 1900, havia centenas – ou até milhares – de espécimes do tubarão-frade na costa oeste dos EUA. Mas, como muitas criaturas marinhas, a caça por humanos quase os levou à extinção, seja por suas barbatanas, por seu fígado ou por programas de erradicação para limpar as rotas marítimas.
Em 2009, foram adicionados à Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN – International Union for Conservation of Nature. Embora algumas aparições não signifiquem que os tubarões-frade tenham repovoado a área ainda, já que os tubarões dessa espécie têm uma baixa taxa reprodutiva, ainda assim a reaparição deles na região é um bom sinal.
Um grupo de 15 tubarões-frade foi avistado por barcos turísticos na Ilha de Santa Cruz em meados de abril de 2019 e um outro grupo de cerca de oito foi visto mais ao sul em Long Beach, além de outros 10 a 20 exemplares terem sido vistos nadando no Canal de Santa Bárbara.
Saiba mais sobre a Ecossis.
Fonte revistaplaneta.com.br