Dia: 6 de março de 2025

PESA Nova Santa Rita – Treinamento sobre Gestão de Resíduos

Treinamento sobre Gestão de Resíduos na PESA Nova Santa Rita

No dia 21 de fevereiro de 2025, a equipe da Ecossis Soluções Ambientais realizou um treinamento especializado com a equipe da oficina da filial PESA Nova Santa Rita, reforçando a importância da gestão correta de resíduos contaminados e óleo usado.

A atividade faz parte do Projeto Gestão Ambiental PESA, desenvolvido para a PESA CAT, e tem como objetivo garantir que os resíduos gerados na manutenção das máquinas sejam armazenados e destinados de forma ambientalmente correta, minimizando impactos ao meio ambiente e assegurando a conformidade com a legislação ambiental vigente.

Boas práticas abordadas no treinamento
Durante o encontro, conduzido por Henrique Ferreira da Costa foram compartilhadas informações essenciais sobre:

✅ Armazenamento adequado de resíduos contaminados e óleo usado;
✅ Técnicas seguras para manuseio e transporte desses materiais;
✅ Legislação ambiental vigente e boas práticas de conformidade;
✅ Redução de impactos ambientais e melhoria dos processos internos.

Com a realização desse treinamento, a PESA CAT reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, garantindo que sua equipe esteja capacitada para atuar de forma eficiente e alinhada às melhores práticas ambientais.

A Ecossis segue ao lado da PESA, promovendo treinamentos e soluções que impulsionam a gestão ambiental responsável no setor.

  pesa

Quer saber mais sobre como implementar boas práticas ambientais na sua empresa? Entre em contato com a Ecossis!

Saiba Mais

Renovado contrato para execução do Programa de Educação Ambiental da UHE Tucuruí

Ecossis Soluções Ambientais será responsável pelas ações educativas voltadas às comunidades do entorno da usina

A Ecossis Soluções Ambientais reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a excelência na execução de projetos ambientais ao assinar, em janeiro de 2025, o 5º aditivo contratual para a continuidade do Programa de Educação Ambiental (PEA) da UHE Tucuruí. O contrato, firmado com a Eletrobrás, mantém a Ecossis à frente das ações educativas e socioambientais voltadas às comunidades do entorno da usina, localizada no estado do Pará, que sediará a COP30 em 2025.

A UHE Tucuruí, uma das mais importantes do Brasil, possui uma potência instalada de 8.370 MW, atendendo milhões de brasileiros. Desde 2019, a Ecossis tem sido responsável pela execução das ações do PEA, garantindo a conformidade ambiental do empreendimento e promovendo o desenvolvimento sustentável na região.

“Projetos como esses são gratificantes pelo contato que temos com as comunidades e como elas se beneficiam com as ações ambientais que visam o desenvolvimento da economia local, utilizando os recursos que elas possuem”, destaca o diretor da Ecossis, Gustavo Duval Leite

Ele lembra ainda que o projeto tem bastante tempo e foi criada uma feição com as comunidades que são hubs de efervescência dessas culturas, ideias e necessidades. “Espero que esse projeto seja um case para aquilo que será debatido na COP 30”, conclui.

A renovação do contrato reflete o sucesso do trabalho desenvolvido pela Ecossis ao longo dos anos, bem como a satisfação da Eletronorte com os serviços prestados. O PEA Tucuruí é um dos maiores e mais relevantes programas de educação ambiental do país, com impacto direto em 12 municípios do sudeste paraense.

Entre as principais ações realizadas pela Ecossis estão:

✔ Oficinas e palestras de educação ambiental em escolas e comunidades;

✔ Capacitação de agricultores familiares e pescadores artesanais sobre cadeias produtivas sustentáveis;

✔ Projetos socioambientais voltados ao desenvolvimento sustentável;

✔ Atividades educativas como trilhas interpretativas e visitas monitoradas;

✔ Eventos de sensibilização sobre políticas ambientais para funcionários da UHE Tucuruí.

Presença estratégica na região da COP30

Além de garantir a continuidade de um projeto de grande impacto socioambiental, a renovação do contrato fortalece a presença da gaúcha Ecossis no Pará, estado que receberá a COP30 em 2025. A experiência adquirida na execução de projetos ambientais na região reforça o papel da empresa como uma das referências no setor, alinhada aos desafios globais da sustentabilidade e da agenda climática.

eletrobras eletrobras eletrobras

 

Autor: Carlos Matsubara

Saiba Mais
Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery