
Energia eólica offshore: a força dos ventos do mar
A energia eólica offshore é uma das fontes mais promissoras para impulsionar a transição energética global. Ao utilizar ventos fortes e constantes do ambiente marinho, essa tecnologia apresenta alto potencial de geração elétrica com menor impacto visual e sonoro sobre aéreas habitadas.
De acordo com a Enel Green Power, os parques eólicos offshore (instalados no mar) apresentam uma série de vantagens em relação aos modelos terrestres, como:
– Maior produtividade devido à constância dos ventos
– Redução de restrições de uso do solo
– Possibilidade de grandes escalas de geração
– Menor interferência com atividade humanas urbanas e rurais
A instalação dessas estruturas exige tecnologias específicas, incluindo torres fixadas ao fundo do mar ou estruturas flutuantes, com como cuidados especiais com o licenciamento ambiental, considerando o impacto sobre ecossistemas costeiros e marinhos.
Oportunidade para o Brasil
O Brasil possui um dos maiores potenciais eólicos offshore do mundo, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. Com a emissão da primeira licença prévia para um projeto offshore pelo Ibama em 2025, o setor caminha para novos avanços.
A Energia eólica offshore representa uma aliança entre inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico, e a Ecossis está preparada para apoiar empresas e órgãos públicos na viabilização técnica e ambiental desses projetos.
Fonte: Enel Green Power