Dia: 7 de agosto de 2025

Parque Eólico Coxilha Negra – atuação da Ecossis no Monitoramento Ambiental

A Eletrobras-CGT Eletrosul consolidou a implantação do Parque Eólico Coxilha Negra (PECN), localizado no município de Sant’Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul. O empreendimento é formado por três usinas eólicas, totalizando 72 aerogeradores e uma potência instalada de 302,4 MW, distribuídos em uma área total de 8.644 hectares. O PECN é licenciado pelo IBAMA, o projeto tem como objetivo atender à crescente demanda por fontes renováveis de energia, contribuindo para a diversificação da matriz energética brasileira com menor impacto ambiental que as fontes convencionais.

A Ecossis é a empresa contratada para executar os Programas de Monitoramento de Fauna e de Carcaças durante as fases de implantação e operação do Parque Eólico. Esses programas são exigências legais do licenciamento ambiental. O serviço se resume em:

  • Levantar dados sobre os grupos de fauna da região (aves, morcegos, répteis, anfíbios e mamíferos);
  • Monitorar atropelamentos e colisões de animais com os aerogeradores;
  • Identificar espécies ameaçadas ou sensíveis à presença do empreendimento;

Fornecer subsídios técnicos para ações de mitigação, compensação e conservação. O monitoramento de fauna é fundamental para identificar os impactos ambientais reais causados pelo empreendimento, complementando os dados previstos nos estudos ambientais iniciais. Ele fornece subsídios para avaliar a eficácia das medidas de mitigação, permite acompanhar alterações na biodiversidade ao longo do tempo e contribui para prevenir ou minimizar a mortalidade de animais (especialmente aves e morcegos, por colisão ou barotrauma). Além disso, atende às exigências legais do licenciamento ambiental junto ao IBAMA e produz conhecimento científico sobre a fauna dos Campos Sulinos (pampa), uma região com alta importância ecológica e com dados ainda incipientes.

 

Leia mais notícias aqui.

Saiba Mais

Renovação de contrato mantém atuação da Ecossis em projeto ambiental da SANEPAR no Paraná

A Ecossis Soluções Ambientais teve seu contrato prorrogado pela Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), mantendo sua atuação em um dos projetos de infraestrutura hídrica mais relevantes do sul do Brasil: a Barragem Miringuava, localizada no município de São José dos Pinhais/PR.

Formalizado em 1º de julho de 2025, o segundo termo aditivo ao contrato estende por mais 880 dias a execução dos serviços ambientais sob responsabilidade da Ecossis. As atividades compreendem apoio técnico à fiscalização ambiental, com foco no resgate e afugentamento de fauna e flora, além da recuperação das áreas do entorno das obras.

Essas ações são fundamentais para assegurar a conformidade ambiental do empreendimento e garantir a preservação da biodiversidade local durante a execução das obras.

“Seguimos comprometidos com a entrega de soluções ambientais que contribuam para o desenvolvimento sustentável e assegurem a conformidade ambiental das obras em que atuamos”, afirma a diretoria da Ecossis.

A prorrogação contratual reflete a continuidade de uma parceria técnica voltada à viabilidade ambiental de grandes empreendimentos de infraestrutura, aliando conhecimento técnico, responsabilidade socioambiental e alinhamento às diretrizes do licenciamento ambiental vigente.

Sempre gratificante perceber o reconhecimento de uma empresa como a SANEPAR, e de seu time técnico e diretoria, e um grande motivador perceber a competência e empenho de todos da Sanepar, em especial do Diretor Julio Gonchorosky por sua pró-atividade em prol que o empreendimento atinja altos níveis excelência ambiental.

A Ecossis segue ampliando sua presença em projetos estratégicos em todo o território nacional, oferecendo suporte ambiental completo para empresas públicas e privadas que investem em desenvolvimento sustentável.

Leia mais notícias aqui.

Saiba Mais
Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery Exibir perfil do(a) Ecossis Soluções Ambientais no Ariba Discovery