Project Categories: Bunge

Licença Ambiental para aterro de resíduos da empresa Bunge

bunge alimentos

Ano de inicio: 2011

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Indústria e Serviços

Localização: Capão do Leão  Estado: RS

Serviços Executados

Licenciamento Ambiental

A empresa de consultoria ambiental, Ecossis, realizou o processo de obtenção de Licença Ambiental para um aterro de resíduos da empresa Bunge, localizado no município de Capão do Leão. 

A Bunge – empresa de agronegócio e alimentos, contratou a Ecossis, empresa de assessoria e consultoria ambiental, para realizar o processo de licenciamento ambiental para o aterro de resíduos Classe II, localizado em uma fazenda no município de Capão do Leão no Rio Grande do Sul. 

O Licenciamento Ambiental é uma ferramenta que estabelece procedimentos apropriados e práticas para a instalação e operação de determinada atividade utilizadora de recursos naturais ou potencialmente poluidora. Essa ferramenta é utilizada pelos órgãos de meio ambiente das esferas federais, estaduais e municipais e apresenta as diretrizes e ações, que busquem identificar o tipo, tamanho e duração do impacto de determinada atividade, propor medidas de redução e mitigação e, por fim, compensação.

Os serviços relacionados à consultoria ambiental, que se aplicam no processo de licenciamento ambiental, são os mais diversos. Para que o processo de licenciamento ambiental do aterro da empresa Bunge ocorresse com sucesso, foi necessário atender a diversas exigências dos órgãos ambientais competentes, tais como: 

  • Elaboração de Laudo quali-quantitativo da cobertura vegetal e área de preservação permanente do local e seu entorno;
  • Elaboração de Laudo descritivo da fauna e sua interação com a flora;
  • Elaboração de Laudo Geológico Regional.

Além de realizar os estudos, laudos e elaborar os relatórios exigidos pelo órgão ambiental para a obtenção da licença, ficou a cargo da Ecossis, empresa de consultoria ambiental, a montagem do processo e organização de toda a documentação necessária ao licenciamento ambiental. 

Foram realizadas vistorias na área do empreendimento e reuniões técnicas, com todos os profissionais envolvidos, juntamente com técnicos da FEPAM, afim de dar celeridade ao andamento do processo.

Ecossis realizou todo o acompanhamento necessário até a emissão da respectiva Licença.

Saiba mais sobre a Bunge.

Saiba Mais
Open chat