Project Categories: CERAN

Monitoramento de Ictiofauna para CERAN

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0011_LOGO-12---CERAN

Ano de inicio: 2018

Status: Ativo

Tipo de empreendimento: Hidrelétrica

Localização: Rio Grande do Sul  Estado: RS

A Ecossis realiza para a CERAN – Companhia Energética Rio das Antas, serviços técnicos para o Monitoramento de Ictiofauna.

O Complexo Energético Rio das Antas, composto pelos empreendimentos: CASTRO ALVES, MONTE CLARO E 14 DE JULHO, que fica situado no nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, o qual a CERAN é responsável tanto pela construção quanto por sua plena operação, tem a potência de abastecer 8 municípios, sendo eles: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Cotiporã, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira e Veranópolis, além de Carlos Barbosa, Caxias do Sul e Farroupilha.

Dentre os serviços que compõe o projeto de Monitoramento de Fauna, a Ecossis irá monitorar as alterações na área dos reservatórios, acompanhar o recrutamento de novos indivíduos às populações naturais, propor ações de conservação compatíveis com os resultados do monitoramento e avaliar e monitorar a importância dos trechos de vazão remanescente dos reservatórios.

Este Plano de Monitoramento da Ictiofauna tem como objetivo, a partir dos resultados alcançados no período 2002-2018, dar continuidade ao monitoramento, fase operação, para que, com base neste estudo, sejam acompanhadas as modificações na estrutura da ictiocenose e nas populações de peixes decorrentes da implantação e operação das UHEs, abrangendo os processos de reorganização da biota aquática e a retroalimentação das atividades de mitigação e manejo, indicando tendências como depleções populacionais de algumas espécies exóticas, mortandades, predação excessiva, falhas no recrutamento, problemas no crescimento, etc.

As informações obtidas através deste projeto, como localização, dimensão e caracterização das áreas de desova são básicas para ações de manejo que visem o aumento da produção pesqueira e à preservação de espécies.

Leia mais no site da CERAN: www.ceran.com.br

Saiba Mais

Monitoramento da Qualidade do Complexo Rio das Antas

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0011_LOGO-12---CERAN

Ano de inicio: 2018

Status: Ativo

Tipo de empreendimento: Energia

Localização: Municípios do Nordeste do RS

Estado: Rio Grande do Sul

Ecossis realiza o Monitoramento de Qualidade da Água nas Hidrelétricas do Complexo Rio das Antas – CERAN. 

A Ecossis foi contratada para realizar os serviços técnicos de coleta de água, análise e interpretação dos resultados nos reservatórios das Usinas Castro Alves, Monte Claro e 14 De Julho, estas usinas fazem parte do Complexo Rio das Antas – que fica no nordeste do estado do Rio Grande do Sul.

Este complexo atende mais de 630 mil famílias nos municípios de Antonio Prado, Bento Gonçalves, Cotiporã, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira e Veranópolis, além de Carlos Barbosa, Caxias do Sul e Farroupilha. 

O programa de monitoramento da qualidade da água é destinado para avaliar as condições de um corpo hídrico e assim, classificá-lo de acordo com as definições apresentadas na legislação pertinente. Desta maneira, as análises possuem grande importância, objetivando não somente o atendimento à legislação específica para tal uso, mas também para prevenção de implicações que podem ser prejudiciais ao meio ambiente e a saúde humana. 

A CERAN tem como objetivo, ao realizar este Monitoramento, conhecer e acompanhar a variação da qualidade das águas superficiais no Rio das Antas, desde a montante da UHE Castro Alves até a defluência da água turbinada da Casa de Força da UHE 14 de Julho, em um trecho de aproximadamente 100 Km.

A Ecossis Soluções Ambientais executa este serviço utilizando-se de profissionais qualificados e com experiência na realização deste estudo, sendo efetiva na execução dos serviços. Possuindo parceria com laboratórios credenciados pelo INMETRO para a realização de análises laboratoriais e contando com equipamentos modernos e precisos para coleta das informações.

Saiba Mais
Open chat