Project Categories: Eletronorte

Eletronorte

Pacuera UHE Samuel – RO

ECOSSIS-C41-BASE-COMFUNDO_0000s_0002_LOGO-3-ELETRONORTE-e1520018808713

Ano de inicio: 2010

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: UHE

Localização:Candeias do Jamari  Estado: RO

Plano de Manejo da Estação Ecológica Estadual de Samuel – RO.

A Estação Ecológica Estadual de Samuel (ESEC UHE Samuel) está localizada nos municípios de Itapuã do Oeste e Candeias do Jamari. Foi criada pelo Decreto Estadual nº 4.247, de 18 de julho de 1989 e possui uma área total de 71.060,723 hectares. De acordo com o art. 2º do referido Decreto, a responsabilidade pela implantação da ESEC Samuel é da Eletronorte – Centrais Elétricas do Norte do Brasil e é uma medida compensatória pelo impacto ambiental causado pela criação do reservatório da UHE Samuel em Rondônia.

Com uma área de alague significativa, a UHE possui 217 MW de capacidade instalada, sendo uma das principais usinas do Rio Madeira. O Rio Madeira é o maior afluente da margem direita do rio Amazonas, atuando como importante barreira geográfica para muitas espécies, especialmente vertebrados e invertebrados.

Diversas espécies são endêmicas da Província Madeira, sendo uma das mais extensas da América Latina, está enquadrada em uma prioridade intermediária de conservação dada à condição de vulnerável – ainda parcialmente íntegra, porém em franco processo de perda e fragmentação.

A ESEC Samuel está listada como uma das 900 Áreas Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade Brasileira (reconhecidas pelo Decreto nº 5092, de 21 de maio de 2004 e instituídas pela Portaria nº 126, de 27 de maio de 2004, do Ministério do Meio Ambiente).

A ESEC Samuel é considerada uma UC estratégica para a conservação de amostras de alta biodiversidade e singularidade ecológica, bem como para a proteção dos recursos hídricos, ou seja, manutenção das nascentes e vegetação ciliar do reservatório da UHE Samuel.

A Ecossis orgulha-se de ter contribuído para o desenvolvimento do Plano de Uso e Conservação do Entorno do Reservatório desta importante usina.

Para saber mais da UHE Samuel e demais usinas da Eletronorte acesse http: www.eletronorte.gov.br

Saiba Mais
Plano Básico Ambiental para linha de transmissão em Porto Velho

PBA para linha de transmissão em Porto Velho

Eletronorte

Ano de inicio: 2013

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: 

Linha de Transmissão

Localização:Porto Velho  Estado: RO

Serviços Executados

Plano Básico Ambiental (PBA)

Ecossis realizou o Plano Básico Ambiental – PBA para a Linha de Transmissão (LT) da Eletrosul em Porto Velho – RO.

A Linha de Transmissão – LT de 230 kv e sua Subestação Coletora de 500/230 KV estão localizadas no município de Porto Velho – RO e fazem parte do sistema de transmissão que interliga a UHE de Jirau e Santo Antonio a Sistema Interligado Nacional(SIN).

No ano de 2014 a Ecossis realizou para a Eletrosul Centrais elétricas o Plano Básico Ambiental – PBA  da respectiva linha. A energia convertida na SE abastece parte da capital de Rondônia e Rio Branco/AC.

A contratação da Gestão e Implantação de Programas Ambientais do PBA são para atendimento da Licença de Oeração 1053.

Os serviços técnicos do PBA executados pela Ecossis consistiram no desenvolvimento de:

Programa de Controle Ambiental da Operação;
Monitoramento do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas;
Programa de Monitoramento de Fauna e atendimento do Plano de Trabalho para Monitoramento de Acidentes e Uso das Torres pela Avifauna e Mastofauna;
Programa de Educação Ambiental/Operação;
Programa de Educação Ambiental em interface com o Programa de Monitoramento de Fauna;
Programa de Comunicação Social ( condicionantes 2.8 e 2.9 da LO);
Monitoramento do Lençol freático;
Monitoramento por dois anos do plantio de mudas na área urbana.

Abaixo link para visualização do mapa com a linha.

Mapa rede transmissão Porto Velho

Saiba Mais

Programa de Educação Ambiental na UHE Tucuruí para a Eletronorte.

ecossis-clientes5-via-carol-ELETRONORTE-2200-900

Ano de inicio: 2019

Status: Finalizado

Tipo de empreendimento: Energia

Localização: Tucuruí  Estado: PA

Serviços Executados

Programa de Educação Ambiental

A Ecossis Soluções Ambientais contratada pela Eletronorte – Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A, desenvolveu e executou o Programa de Educação Ambiental (PEA), que integra o conjunto de Programas Ambientais propostos no Plano de Gestão Ambiental da UHE Tucuruí.         

A UHE Tucuruí está em operação desde 1984, localizada no Rio Tocantins, abrange 12 municípios no sudeste do estado do Pará, tem potência instalada de 8.370 MW a energia distribuída pela usina beneficia cerca de 40 milhões de brasileiros. 

O programa teve duração de 12 meses, e encerrou-se no mês de dezembro de 2019, com todos os resultados das ações apresentadas para os colaboradores da Eletronorte, para os moradores, ribeirinhos, pescadores artesanais, agricultores familiares, moradores da RDS (Reserva de Desenvolvimento Sustentável) e escolas dos municípios a montante e jusante da UHE Tucuruí.  

O objetivo do Programa é a integração entre o desenvolvimento e a preservação, e assim, minimizar os impactos causados pelo empreendimento, e trazer melhoria das condições de vida das comunidades. Algumas das atividades e ações promovidas, foram: 

  • Oficinas e palestras de educação ambiental nas escolas e nas RDS; 
  • Oficina sobre a cadeia produtiva da agricultura familiar e/ou da pesca artesanal; 
  • Desenvolvimento de educação ambiental em projetos produtivos de cunho socioambiental; 
  • Visitas Monitoras e Trilhas Interpretativas; 
  • Palestras Informativas com Sessões de Cinema; 
  • Palestras e eventos sobre Política Ambiental para Força de Trabalho da UHE. 

 As ações se alicerçaram nos princípios, diretrizes e características do processo de Educação Ambiental da Política Nacional de Educação Ambiental, expressa na Lei nº 9.795/99 e na Instrução Normativa nº 02, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) de 2012.  

Com um bom resultado e o sucesso do Programa perante as comunidades, a Ecossis  iniciará em 2020 um novo contrato firmado com a Eletronorte, dando continuidade por mais 12 meses na execução deste PEA – Programa de Educação Ambiental. 

Saiba Mais
Open chat